Quer ser modelo? Scouter diz por onde começar

“Quero ser modelo!” — essa frase deve ser uma das mais ditas por milhares de adolescentes mundo afora. O glamour, os holofotes e a beleza da indústria da moda são alguns dos fatores que atraem tanta gente para essa profissão, que também pode ser competitiva, árdua, tensa e decepcionante para quem não está preparado.

“Ingressar no mundo fashion exige mais do que um rostinho bonito e dedicação. A carreira  depende de um grande sistema operacional que define não só as tendências, mas também os corpos, rostos e biotipos ideais para exibi-las”, explica Dilson Stein, scouter e especialista no tema.

Anime-se: nada é impossível para quem realmente deseja ter sucesso profissional. Se ser modelo é o seu sonho, descubra agora dicas imprescindíveis para dar os primeiros passos em direção ao que você tanto almeja.

1. Conte com seus pais

Não tem nada mais importante do que o apoio da sua família! No caso de quem quer ser modelo, esse suporte deve ser irrestrito, já que muitas vezes os aspirantes ao mundo fashion começam bem cedo. O ideal é que todas as decisões sejam tomadas em conjunto. Não duvide: a opinião e a presença de seus pais são extremamente importantes para você seguir bem nessa carreira.

2. Conheça a profissão

O interesse em moda não é fator suficiente para tornar alguém um bom modelo. Conheça a fundo o mercado: estude, pesquise e aprenda o máximo que conseguir. Livros, blogs, sites, revistas conceituadas do ramo, programas de televisão especializados — tudo isso é fonte inesgotável de informações.

3. Preocupe-se com sua aparência

Essa é uma carreira voltada para a beleza, portanto tente manter pele, cabelos e dentes sempre bem cuidados. Adote rotinas saudáveis, como lavar o rosto duas vezes ao dia, remover a maquiagem antes de dormir, usar produtos de beleza adequados para seu tipo de pele e cabelos e fazer visitas periódicas ao dentista. Além disso, conheça bem suas medidas (altura, peso, tamanho de roupas e sapatos, quadril, cintura e busto) e seus atributos (cor de pele, olhos e cabelos).

4. Cuide de sua alimentação

Apesar de a carreira ser ligada, na maior parte das vezes, à magreza, isso não quer dizer que você deva deixar a saúde de lado. Por isso, tenha bons hábitos alimentares, conheça seu metabolismo e procure a ajuda de um nutricionista para manter seu corpo dentro dos padrões desejáveis, mas com qualidade de vida. E siga as regrinhas básicas de sempre: alimente-se bem e regularmente, beba muita água, pratique exercícios físicos e evite o consumo de álcool.

5. Não caia em ciladas

Há muito oportunista por aí tentando dar golpes em quem está começando a carreira. Se for abordado na rua por um suposto caça-talentos, ouça o que ele tem a dizer, pegue seu contato e pesquise se é um profissional confiável e reconhecido na área. Ao procurar uma agência, busque referências — trabalhos realizados, clientes conhecidos, outros modelos que prestaram serviços.

6. Procure uma agência para abrir portas

Conheça o trabalho das agências e busque oportunidades junto às que são muito conhecidas no mercado da moda. Uma boa agência não apenas abre portas para trabalhos relevantes, como ajuda você a produzir um portfólio atual. Além disso, ela pode orientá-la quanto às habilidades que devem ser trabalhadas, quais os tipos de jobs se encaixam no seu perfil, dentre outras coisas.

​7. Aprenda a ouvir “não”

Receber respostas negativas faz parte do caminho que você decidiu trilhar. Muitas vezes, o seu perfil não vai atender à demanda de uma agência ou de um cliente. Não deixe que isso afete sua confiança. Em vez de desanimar, redefina suas metas e batalhe em causa própria.

8. Tenha profissionalismo

Muitos modelos são taxados de arrogantes, intratáveis e mal-educados. Não permita que essas características sejam aplicadas a você. Trate todos de forma respeitosa e cordial, cumpra rigorosamente os horários e mantenha seu material e agenda de trabalho organizados. Uma boa reputação também ajuda a abrir portas.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar