Tendência à impulsividade pode ser medida pelo DNA

Motivada por fatores ambientais e até mesmo genéticos, a impulsividade pode ser definida como um padrão de comportamento rápido e não planejado, em que o indivíduo não pensa muito sobre as consequências. Tal transtorno afeta estruturas e funcionamento de áreas do cérebro como o córtex cerebral e, consequentemente, afeta o relacionamento com as pessoas à nossa volta. Em muitos casos, esse tipo de comportamento pode estar atrelado a distúrbios como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção), alimentação compulsiva, transtorno de borderline, entre outros.

Com o avanço de estudos científicos, pesquisa e da tecnologia, alguns recursos já foram desenvolvidos e são capazes de identificar a tendência de cada indivíduo a comportamentos impulsivos. É o caso do mapeamento genético feito pela Genera, o primeiro laboratório brasileiro especializado em testes de genômica pessoal. Com apenas uma amostra de saliva, o teste faz a leitura de pontos específicos do DNA e aponta se cada aquela pessoa possui marcadores genéticos ligados à impulsividade.

“No teste nós avaliamos um marcador no gene responsável pela enzima que converte a dopamina em noradrenalina, substâncias que ajudam a regular os neurônios. São essas variantes presentes no DNA que estão associadas às diferenças nos traços de personalidade relacionados à impulsividade”, explica Ricardo di Lazarro Filho, médico e sócio-fundador da Genera.

O uso do DNA como ferramenta de autoconhecimento possibilita descobertas a respeito da sua personalidade que se revelam surpreendentes e desdobram novas atitudes, comportamentos em relação ao que já está associado às suas características. “Os testes de genômica pessoal oferecem caminhos mais acessíveis para o autoconhecimento, que auxiliam na busca por uma vida mais saudável e de uma forma personalizada, tudo de acordo com pontos específicos da sua genética”, finaliza Ricardo.

Além da propensão à impulsividade, muitos aspectos são possíveis de serem analisados por meio do DNA. O nível de habilidade em matemática, fome emocional, sensibilidade à cafeína e até resistência física e performance atlética. Predisposição a obesidade, alcoolismo, vício em nicotina e a doenças como diabetes, câncer, Alzheimer, Parkinson, infarto do miocárdio são resultados apontados nos testes Genera. É possível, também, através do teste de ancestralidade, analisar e descobrir a origem do seu DNA por pelo menos 5 gerações, comparando com povos ao redor de todo mundo.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar