Poema autoral inspira coleção de Renata Buzzo para SPFW

Renata Buzzo traz muita sensibilidade e personalidade em sua segunda participação no São Paulo Fashion Week. A coleção é inspirada no poema autoral Júpiter e Saturno, escrito no dia da conjunção astronômica desses dois planetas, em dezembro de 2020, quando se alinharam e foram vistos juntos no céu. O próximo encontro acontecerá somente em 2080. Apesar de estarem lado a lado no sistema solar, esses planetas evoluem de maneiras diferentes, um leva 12 anos (Júpiter) e outro 30 anos (Saturno) e, por isso, vivem num constante desencontro. O desfile de Renata Buzzo foi gravado na Represa Billings, na Chácara Bambu do Riacho, em São Bernardo do Campo (SP), e será transmitido no domingo (27/6), às 20h40min, na edição digital do São Paulo Fashion Week, neste link.

Esse fenômeno raro originou o texto que conta a história de dois personagens, Júpiter e Saturno, que possuem diversos desencontros. As diferenças entre eles foram descritas a partir dos quatro elementos da natureza (ar, água, terra e fogo). “Um personagem majoritariamente de ar não consegue ser compreendido pelo personagem de água que tenta ser terra num esforço em se apresentar estável e confiável. Vivem um eterno desencontro de matéria, onde um não compreende a composição do outro. Um dos personagens evolui com mais rapidez porque acolhe e aceita suas características. O outro vive em constante autoconflito, o que atrasa a sua evolução”, explica a estilista.

As roupas da coleção de Renata Buzzo têm como referência os elementos do poema, que remetem aos desenhos dos acres de terra vistos de forma aérea. “É como ar enxerga terra, de cima, de longe, quadrado e fronteiriço”, revela. Cardigãs, saias, blusões compõem a coleção em peças inteiras de tricô de máquina e aplicações manuais dos tecidos em tapeçaria manual. “Usamos o fio Urbano da Círculo S/A, que possui um acabamento estonado e moderno, para desenvolver peças e os detalhes artesanais.  A parceria com esta marca reflete também no meu propósito de moda, pois ela é toda pautada no processo manual. As superfícies manuais que desenvolvemos sempre fazem referências aos textos que escrevo. O manual sempre contém parte da narrativa da coleção. Desta vez, no poema, são citados acres de terra vistos de cima, as maquetes têxteis fazem referência visual a esses acres e seus desenhos quadrados, fronteiriços”, completa Renata.

Na modelagem, as peças confeccionadas nesta coleção trazem mangas exageradas e silhuetas que remetem a espantalho. “No poema citamos o espantalho como figura de linguagem, um personagem do poema oco, sem órgãos, cheio de ar e parado em uma plantação”, acrescenta a estilista. Há também uma conexão com as conjunções astronômicas, com a chamada Era de Aquário, que traz uma essência dos anos 60 e 70 na coleção. As cores são inspiradas nos planetas: terrosos e rosados (Júpiter), amarelados (Saturno) e cores da natureza, como azul pálido do ar e água, marrom da terra, alaranjados e avermelhados do fogo e ocre da água pantanosa e lamacenta.

Círculo S/A

A empresa é a maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina e desenvolve produtos e acessórios para artesanato. Há 83 anos no mercado, exporta para mais de 25 países e é a marca com maior atuação do segmento no país. Conta com mais de 500 produtos em seu mix e, através do Time de Artesãos, que somam 14 profissionais, oferece suporte na educação e profissionalização do artesanato, com workshops em todo o Brasil, além de estimular quem pratica o trabalho manual como hobby, oferecendo e-books gratuitos, aplicativo próprio e publicações especializadas em tricô, crochê, amigurumi e bordado.

 

*Crédito das fotos: divulgação Renata Buzzo

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar