Entenda o seu ciclo menstrual

O ciclo da mulher começa na fase folicular, contamos a partir do dia 1 da menstruação até o dia da ovulação. Neste período ocorre a maior liberação de estradiol, e é onde a mulher sente mais disposição. É um período que favorece o uso de gordura como energia. Então é bom para aproveitar o que seu corpo já está induzindo naturalmente e se exercitar melhor. Neste período também a fome está mais controlada e é mais fácil de seguir um planejamento alimentar.

Entre a fase folicular e lútea, ocorre a ovulação. Neste período pode acontecer sintomas como maior dor nos seios, devido a mudança hormonal.

Na segunda fase do clico da mulher ocorre o pico de progesterona e prostaglandinas. Este hormônio aumenta a utilização de carboidratos como fonte de energia, o que acarreta muitas vezes em aumento da fome e da vontade de consumir doces. Ainda podem ocorrer sintomas como: aumento do cansaço, retenção de líquidos e acúmulo de gordura.

VONTADE PELO AÇÚCAR

Pode estar relacionado aos níveis de açúcar no corpo. Quando há menor fornecimento de glicose no sangue, devido a uma maior depleção da serotonina, tendemos as ter mais vontade de comer doce. Neste período é importante cuidar para que alimentação não seja muito restritiva e dar uma atenção especial aos alimentos a serem incluídos abaixo.

 

IncluirEvitar
Especial atenção para as fontes de vitaminas do complexo B, magnésio, triptofano e ácido fólico. Nesta lista do que incluir entra folhas verde-escuras, semente de girassol, aveia, ovos, banana, gérmen de trigo, leguminosas, abacate, carnes, cereais integrais, chocolate amargo, arroz integral, linhaça, oleaginosas. Estes são alguns exemplo do que incluir na alimentação.Doces em geral, biscoito, bolo, sorvete, etc. Industrializados como os embutidos, farináceos, como as farinhas brancas. Excesso de cafeína, incluindo o café, chá mate, refrigerante, energético, etc. Cuidar para não usar demasiadamente o sal e evitar o consumo de bebida alcóolica

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar