Quais os segredos para superar os desafios de uma vida a dois

Um casal feliz não significa um “casal perfeito”, até porque não existe perfeição nos relacionamentos. Um casal feliz pode ter uma série de imperfeições, mas aprende a apreciar as diferenças do outro todos os dias, e trabalha em conjunto para criar uma relação especial. Em outras palavras, um ótimo relacionamento não é sorte e não simplesmente acontece – é preciso esforço e cuidado para caminhar e evoluir de maneira que mantenha o par satisfeito, completo.
Vemos casais que estão a ponto da separação, mas acabam se redescobrindo em questão de semanas, simplesmente fazendo sutis mudanças efetivas em seus hábitos diários. Não é de se surpreender, porém, que uma vez que estes casais se descobrem, seus hábitos de relacionamento recém-descobertos se tornam naturais para eles. Aqueles que são espectadores podem testemunhar as suas demonstrações públicas de afeto e alegria, mas desconhecem as razões que levaram o casal a ser o que era anos atrás.
Afinal, quais são os hábitos que os casais precisam cultivar?

Em primeiro lugar, aceite-se

Suas decepções em seu parceiro, muitas vezes, refletem a aceitação que você tem de si mesmo. Assim, o primeiro passo para ter um relacionamento saudável com alguém é ter um relacionamento saudável com você mesmo.

Não permita influências externas

Não deixe que algo de fora conduza seu relacionamento. Se você está tendo um problema com o seu parceiro, trabalhe para debater o problema, sem intervenção de terceiros. O casal precisa vivenciar suas experiências, seguir seu próprio caminho. Cada um de nós tem uma chama em nossos corações que é acesa por aquela pessoa, e ninguém pode interferir nisso. É nosso dever, e só nosso, decidir mantê-la acesa. Se você e seu parceiro concordam, vale a pena trabalhar juntos.

Evite comparações

Nunca compare sua relação com a de qualquer outra pessoa. Cada casal faz as suas próprias regras, acordos, contratos e tem seus hábitos amorosos. Basta se concentrar no fato de que um casal é composto de duas partes que, por natureza, são imperfeitas. Tenha em mente que todos os relacionamentos têm seus altos e baixos – nenhum casal vive feliz continuamente, e isso é natural. Trabalhar em conjunto, principalmente nos tempos mais difíceis, vai fortalecer ainda mais seu relacionamento.

Não limite a intimidade apenas ao sexo

A intimidade, crucial para uma relação saudável, não se limita ao sexo. Intimidade é o que torna as relações duradouras, e exige uma comunicação honesta e abertura sobre preocupações, medos e tristezas, bem como esperanças, sonhos e felicidade do casal.

Aceite seu parceiro, sem tentar mudá-lo

Todo mundo quer ser apreciado como se é. Às vezes, tentamos esculpir no outro a imagem do que nós queremos que ele seja. Mas a tentativa sempre termina em decepção, porque não é possível encaixar o quadro do outro na sua moldura. O maior perigo de tentar mudar seu parceiro é correr o risco de se apaixonar por suas próprias fantasias e, com isso, ignorar a beleza pura e verdadeira escondida por trás das imperfeições do outro. Portanto, salve o seu relacionamento de estresse desnecessário. Em vez de tentar mudar o seu parceiro, o aceite como ele é e dê todo o apoio necessário para que ele cresça junto com você.

Reserve momentos a sós

Se você negligenciar seu relacionamento, seu relacionamento negligenciará você. Com agendas lotadas, esquecemos de reservar um tempo para curtir a grande companhia que temos. Nos relacionamentos, a distância não é medida em metros, mas em ausência de afeto. Duas pessoas podem estar lado a lado, mas, no fundo, estão há quilômetros de distância de carinho e atenção. Portanto, não ignore a pessoa que você ama, porque a indiferença é um veneno silencioso para qualquer casal.

Diga o que pensa e sente

Compartilhe seus pensamentos. Dê a informação necessária em vez de esperar que ele saiba o que você está pensando. Lembre-se que o subentendido sempre causa grandes prejuízos. A maioria dos problemas em um relacionamento, sejam grandes ou pequenos, começa com a má comunicação.

Reconheça seus erros e peça perdão

Desculpar-se depois de uma discussão é fundamental para qualquer relacionamento feliz. Um simples e honesto “sinto muito” demonstra humildade e abre uma porta para a reconciliação. Todo mundo comete erros, mas o importante é admitir e tentar conserta-lo. Se o seu relacionamento significa muito para você, seja maduro, peça perdão e conversem. De preferência, ambos de cabeça fria, para que seja possível solucionar o problema que levou à discussão.

Pratique a paciência diariamente

É provável que você pise no calo do seu parceiro de vez em quando, mesmo sem querer. E é por isso que a paciência deve ser praticada diariamente, cada vez que um se irritar com o outro, principalmente se alguém se aborrecer por um motivo banal. Com o tempo, a capacidade de tolerar pequenos hábitos que te incomodam será tão natural a ponto de se tornarem motivos de risada em algum momento.

Abra mão de certas coisas pelo outro

Ligações íntimas estão vinculadas ao amor verdadeiro, e verdadeiro amor envolve atenção, consciência, disciplina, esforço e ser capaz de se sacrificar um pouco, todos os dias. Se você quer um exemplo de um relacionamento saudável, imagine aquele casal que acorda todas as manhãs e pensa: “Isso vale a pena. Estou feliz que você esteja na minha vida”. Amar de verdade é saber que em alguns dias você terá que fazer coisas que não gosta, mas faz assim mesmo para agradar a pessoa amada, e ainda se sente feliz em fazê-lo

Respeite a individualidade dele e a sua

Mesmo sendo um casal, nunca devemos esquecer que se trata de duas pessoas, cada uma com suas particularidades, seus interesses, seu mundo individual. Daí a importância de respeitar o espaço do outro. Se você sabe que seu parceiro gosta de ficar sozinho de vez em quando, lendo um livro no jardim, evite incomodar seu momento. Da mesma forma, estar casado não significa que você tenha que deixar de lado seu encontro mensal com os amigos. Respeitar a individualidade do outro é fundamental para qualquer relacionamento.
Muitas de nossas atitudes, tanto como casais e como indivíduos, acontecem no piloto automático, com base em nossos hábitos. Portanto, é possível ter uma vida amorosa saudável e feliz, simplesmente alterando o que escolhemos fazer e ser todos os dias.
Adriane Branco, psicóloga especialista em Sexualidade Humana pela USP, em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro Psicológico de Controle do Stress (CPCS) e pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade (CEPCOS)

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar