Make perfeita: Lívia Sampaio dá 6 dicas para arrasar na maquiagem do dia a dia

Nem sempre é fácil obter sucesso na hora de fazer aquela maquiagem, principalmente para quem está começando a praticar. Para te ajudar a chegar no resultado desejado e arrasar na make, a influenciadora Lívia Sampaio lista algumas dicas super úteis – desde a preparação da pele até a aplicação do batom. Acompanhe!

1- Escolha os pincéis apropriados para cada etapa

Pincéis de boa qualidade impactam diretamente o acabamento da maquiagem. “Para a base, a dica é usar esponjas ou pincéis de tipo kabuki. Já para os olhos, o pincel indicado vai depender do efeito desejado. Existem os próprios para esfumar a sombra até os chanfrados, que são mais precisos”, descreve Lívia.

2- A ordem dos produtos faz diferença

Ao dar início à produção, é preciso levar em consideração a ordem apropriada para o uso de cada produto. Um dos truques da influencer é começar a make pelos olhos. “Normalmente começamos pela pele, aplicando base, corretivo e pó, mas é somente uma questão de costume. Dessa forma, caso caia algum resíduo de sombra no rosto, por exemplo, você pode retirar ou cobrir com corretivo sem afetar a pele que está pronta”, explica.

3- Saiba os produtos ideais para sua pele

É essencial conhecer seu rosto, tom e tipo de pele para comprar os produtos recomendados. Um dos itens de maquiagem que mais requerem atenção no momento da compra é a base.

“Para evitar que a base fique muito clara ou muito escura, dando a impressão de manchas na pele, teste a base na região do maxilar. Essa região do rosto não tem interferência de cor, sendo perfeita para mostrar o tom certo da pele. Outra dica é esperar a base secar para ter certeza de que é a tonalidade correta.”

4- Aprenda a marcar o côncavo

Marcar o côncavo dos olhos com sombra é uma das primeiras técnicas de maquiagem que as pessoas aprendem. Segundo Lívia, ela serve para dar profundidade e valorizar o olhar.

“O primeiro passo é encontrar o côncavo, que fica entre o osso da sobrancelha e o globo ocular. Dá para senti-lo, inclusive, com a ponta do dedo. É neste ponto que a sombra deve ser aplicada”, ensina. “Use uma sombra que não seja muito mais escura do que o seu tom natural de pele. Para marcar o côncavo, basta aplicar a sombra seguindo o seu osso, esfumando do canto interno em direção ao externo.”

5- Não se esqueça de preparar a pele

Antes de aplicar base ou corretivo, preparar a pele é fundamental. É nessa parte que entram algumas etapas de skincare. “Lave o rosto com um bom sabonete, passe um tônico facial e, em seguida, um hidratante específico para o seu tipo de pele, independentemente se for oleosa ou seca. Por fim, aplique o protetor solar”, recomenda.

O hidratante, em especial, garante um efeito mais profissional à maquiagem. “Uma pele hidratada faz a base aderir melhor na pele e acaba diminuindo as imperfeições”, acrescenta.

6- Faça o contorno perfeito nos lábios

Antes de passar o batom, faça um x na parte superior dos lábios, também conhecido como arco do cupido. “Assim, fica mais fácil de aplicar o batom e gera menos risco de borrar. É o segredo para o contorno perfeito, principalmente quando falamos de batons escuros, como o vinho. Lápis de boca, pincéis e o próprio batom podem ser usados nessa missão”, completa.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar