Grupo Orgânica investe em desenvolvimento de produtos naturais e reforça expansão da marca por meio do franchising

O mercado de cosméticos naturais vem crescendo ano a ano. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a origem dos produtos, seus ingredientes e processos de fabricação. Um consumo consciente que preza pela preservação do meio ambiente com escolhas mais sustentáveis e livres de crueldade animal. De acordo com um relatório da Grand View Research, o mercado global de cosméticos veganos deverá atingir 20,8 bilhões de dólares até 2025.

Na realidade, o consumo de cosméticos e produtos de higiene, de modo geral, também está em evidência, principalmente neste momento que estamos vivendo de pandemia. De acordo com o Painel de Dados de Mercado da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor de HPPC obteve em 2020 um crescimento de 5,8% em vendas ex-factory, quando comparado com o mesmo período de 2019. Segundo a associação, diversos fatores impulsionaram esse desempenho. Um deles foi a intensificação dos hábitos de higiene para amenizar os riscos de contágio do coronavírus. O álcool em gel foi o destaque da ‘Cesta COVID-19 de Consumo’, com uma alta de 808%, seguido do lenço de papel (77%); toalha de papel multiuso (33,2%); sabonete líquido (22,3%); sabonete em barra (9,5%); e papel higiênico (12,7%).

Avaliando esse cenário positivo, o Grupo Orgânica, no mercado há mais de 30 anos, tem investido em pesquisas e tecnologia para desenvolver produtos mais naturais possíveis que vão de encontro com as necessidades apresentadas pelo mercado.

“Sempre tivemos como norte trabalhar com um produto de alta qualidade que estivesse em equilíbrio com o meio ambiente. Optamos por produzir cosméticos veganos mais naturais possíveis e que entregassem um excelente resultado por um preço acessível. Hoje, a família Orgânica tem orgulho de ter o maior portfólio de acessórios para banho do mercado e uma linha completa de cosméticos veganos”, explica João Galhardi, diretor de marketing e expansão da marca.

Dentre as variedades oferecidas pela marca estão Linha Home Spa, Cosméticos, Soft Esponje e Star Care que incluem produtos como sabonete em barra, sabonete líquido, shampoo, máscara, balm, perfume, loção hidratante, body splash, oil cream, primer, difusores; e acessórios como massageadores, pentes de madeira, escovas de bambu, esponjas de sisal, buchas vegetais, escova lava-costas, bath Toys, tapa olhos, faixa de cabelo, luxe bath sponge e esponja sharpei.

Todos os produtos desenvolvidos têm como diferencial a preocupação com a natureza. São produtos veganos feitos com ativos vegetais reais, sem testes em animais, sem parabenos, sem excesso de química e acessórios sustentáveis.

“Todas as fórmulas são desenvolvidas por químico, cosmetólogo e perfumista especializados. Nós utilizamos a melhor qualidade em matéria-prima importada, água micro filtrada e produção de extrema qualidade e tecnologia”, explica.

“Esse é um mercado fantástico que cresce em média 40% ano no Brasil. Ele não cresce apenas pelo aumento do veganismo, mas principalmente porque as pessoas buscam cada vez mais utilizar produtos que respeitem o meio ambiente, a vida e entreguem saúde para quem utiliza. Queremos contribuir para a disseminação do consumo consciente proporcionando aos nossos consumidores experiências positivas de autocuidado por meio de cosméticos veganos e acessórios”, salienta.

 

Inovação na pandemia

 

Com a chegada da pandemia, a Orgânica mais uma vez se reinventou e, em velocidade recorde, desenvolveu o um álcool em gel vegano, completamente diferenciado do mercado; um produto livre de carbopol e rico em hidratação. “Como inovação é nossa marca, criamos um álcool em gel premium e acessível, que elimina 99,99% das bactérias como o álcool em gel convencional, mas sem deixar a mão ressecada e ainda com uma fragrância muito cheirosa de chá branco e gengibre. Outro produto que desenvolvemos em tempo recorde foi a nossa máscara de proteção contra o COVID-19 em um modelo ninja diferenciado, 100% algodão tricoline lavável com as mais diversas opções de estampas”, conta Galhardi.

 

A sede da empresa fica em Santana de Parnaíba/SP onde são desenvolvidos e criados as fórmulas dos cosméticos, a compra de toda matéria-prima, desde a fragrância até rótulos, frascos e tampas. A produção é terceirizada, o que permite um produto de melhor qualidade, menos custo e alta produtividade.

As buchas vegetais são plantadas em Avaré, interior de SP e também por pequenos agricultores parceiros que fazem parte de um projeto social desenvolvido pelo grupo.

A história

 

O Grupo Orgânica é uma empresa familiar composta pelo casal Luiz Galhardi (responsável pela Plantação e Parcerias) e Pérola Galhardi (Criação e Desenvolvimento), e os filhos: Octavio Galhardi (Administrativo e Financeiro) e João Galhardi (Diretor Franquias/Comercial/Marketing). A empresa nasceu em 1989 com o desejo pioneiro do casal de engenheiros agrônomos em oferecer bem-estar para as pessoas transformando a natureza em acessórios de higiene e beleza.

Tudo começou com o plantio de buchas vegetais em uma propriedade rural em Avaré́, no estado de São Paulo. No decorrer da década de 90, com muitas pesquisas e desenvolvimento, adquiriram a própria semente e trama da bucha vegetal, o que garantiu a procedência da matéria-prima e sua qualidade. Com um produto de excelência e inovação na apresentação da bucha ao consumidor, a partir de 2000 a marca conquistou espaço no mercado e passou a fornecer acessórios para banho para o mercado varejista nacional com uma variedade de mais de 250 itens.

“Na época já tínhamos um produto natural de muita qualidade, o grande diferencial que fez com que conquistássemos o mercado foi a inovação. Inovar na maneira de apresentar o produto com design diferenciado. Luiz e Pérola foram muito visionários em fazer algo totalmente diferente, eles mudaram a forma tradicional da bucha em pedaço e criaram vários modelos inovadores como o lava costas com refil, bucha smart para lavar louças e buchas atoalhadas. Desenvolvemos produtos de marca própria para o mercado B2C e hoje temos o maior portfólio de acessórios de banho do mercado e desde 2005 firmamos parcerias de longo prazo com importantes varejistas como GPA, Big, Carrefour, Mambo, Saint Marche, Oba, Droga Raia, entre outros”, conta João Galhardi, diretor de marketing e expansão da marca.

O relacionamento com o mercado e a aceitação dos produtos fez com que em 2016 nascesse a marca própria Orgânica Body&Spa com produtos exclusivos e quiosques próprios nos principais shoppings da grande São Paulo. “Após essa experiência direta com o consumidor entendemos que o negócio estava pronto para ser replicado, foi então que decidimos entrar para o mercado de franquias”, conta Galhardi.

Em 2019, a Orgânica iniciou um novo ciclo, a criação da Franquia Orgânica Body&Spa, construída através de anos de experiência em criação e desenvolvimento de produtos.

Testado e aprovado: Modelos de negócio no franchising

O namoro com o franchising começou em 2017 após perceberem o interesse dos consumidores pelos produtos e pelo modelo de negócio. “Depois de estudar o mercado e desenvolver processos próprios, desenhamos o nosso modelo de negócio e lançamos no mercado em 2019 com na modalidade quiosque para shoppings.

Hoje a rede possui três modelos de negócio: Loja (quiosque de shopping), Express e On-line com investimento a partir de R$ 9 mil.

O modelo Express surgiu em meio a pandemia, em outubro/2020 para que o nosso modelo de negócio não apenas sobrevivesse ao lockdown, mas principalmente conseguisse fazer com que o fraqueado antigo e novos empreendedores franqueados conseguissem prosperar. A franquia Express permite atuar em várias frentes, com destaque para o carrinho que pode ser levado a qualquer ponto com menos risco. “A franquia Express nada mais é do que um ponto de venda móvel que permite fazer ações em supermercados, venda em casa, em eventos ou in Company e ainda fazer parcerias com outras marcas para agregar valor. Além disso, permite tanto a venda on-line através do nosso site como também permite que o franqueado crie um site próprio. O investimento para essa modalidade é a partir de R$ 25.900 já incluso taxa de franquia, carrinho e estoque inicial de produtos.

Já na modalidade totalmente on-line o franqueado terá um site com centenas de produtos cadastrados para vender produtos da Orgânica sem precisar se preocupar com estoque, como se fosse um dropshipping. O franqueado tem o seu site produzido e customizado, o estoque dele fica coligado ao da franqueadora, como se fosse um espelhamento, portanto quando o consumidor final compra, este pedido chega para o site da marca que faz a entrega do produto. O franqueado recebe comissões em cima das vendas que realiza. Nessa modalidade o investimento é a partir de R$ 9 mil.

“Podemos considerar a franquia Orgânica Body&Spa como a Franquia do Futuro, pois além de estarmos totalmente atualizados para trabalharmos de forma hibrida; física e on-line, também somos tendência de mercado: uma marca sustentável e cruelty free cada vez mais focados em entregar autocuidado, higiene e bem-estar em nossos produtos de forma rápida, prática e rentável.

Expansão

A Orgânica Body&Spa possui 25 unidades comercializadas, sendo 15 unidades modelo Express e 10 on-line em funcionamento e tem como foco expandir em todas as regiões do Brasil, visto o potencial do mercado. Cidades com mais de 50 mil habitantes já podem ter uma unidade. As regiões sul, sudeste e centro-oeste estão no radar. A projeção é finalizar 2021 com 50 novas franquias, sendo 25 Franquias Orgânica Express 25 franquias online, obtendo uma projeção de faturamento de R$ 600 mil.

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