Entenda como o frio interfere na saúde dos cabelos – Afina Menina – Um Portal para todas Nós

Entenda como o frio interfere na saúde dos cabelos

A chegada do outono começou a derrubar os termômetros e já inaugura a temporada de frio no Brasil. Além das roupas adequadas, é importante se preocupar também com os cabelos. Isso porque o clima ameno interfere na saúde dos fios e exige cuidado extra para mantê-lo hidratado.

O impacto do frio na pele é a desidratação, que acaba atingindo o couro cabeludo, levando à queda mais constante fios e a um aspecto mais opaco. Para piorar, o frio nos leva a recorrer a banhos mais quentes, que também prejudicam as madeixas.

Por isso, a hidratação deve ser intensificada neste período para que o cabelo permaneça saudável. “A primeira coisa que se deve fazer é continuar a lavá-lo, mas evitando a água muito quente, pois ela pode deixar o couro excessivamente oleoso e os fios muito quebradiços”, explica Rosângela Rocha, hairstylist, visagista e proprietária do salão de beleza Maison Rocha. Depois do banho, a dica é secar muito bem os fios para evitar a concentração de água no couro cabeludo.

Nessa estação de outono, quando as temperaturas começam a esfriar, Rosângela orienta também fazer um tratamento preventivo baseado no uso de shampoos de equilíbrio para raízes oleosas e pontas secas e alternar com a utilização de um shampoo contra quedas capilares. Ele ajudará a tonificar o couro cabeludo, controlar a oleosidade e impedir episódios de alopecia.

Ela ainda sugere intensificar as massagens associadas aos hidratantes, para ajudar na penetração das substâncias nas cutículas. “Além disso, apostar em alimentos ricos em minerais essenciais e consumir água com frequência ajudam a combater a queda da temperatura. A estrutura capilar sente essa mudança climática, e é preciso fortalecê-la de todas as formas possíveis para evitar quedas acentuadas”, sugere Rosângela Rocha.

A proteção dos fios começa pela própria pele. Mantendo-a saudável e protegida, a tendência é de que o cabelo corresponda à altura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *