Dentista conta o porquê de procedimento do PPMA ter danificado o rosto de pacientes

Apesar de estar capacitada pela sua profissão como Cirurgiã-Dentista a atuar como injetora de preenchedores faciais, vamos deixar claro que repudiamos as atitudes desta profissional que utilizava da boa fé de seus pacientes para defraudá-los utilizando um material diferente do qual oferecia.  No caso, oferecia o Ácido Hialurônico (AH) e utilizava o PMMA.

Pergunta: Qual o objetivo dessa Dentista em trocar os materiais? Simples de entender, o PMMA é um material 20 vezes mais barato que o AH.

Esta substância é uma espécie de resina acrílica utilizada para preenchimentos faciais e corporais. Essa substância foi inserida na área estética inicialmente para o preenchimento facial de pacientes soropositivos acometidos pela lipodistrofia, um efeito colateral do coquetel antirretroviral utilizado no passado. A lipodistrofia é uma condição que diminui o tecido de gordura facial e em contrapartida gera o acúmulo em outras regiões, como a abdominal e dorsal.

De acordo com a ANVISA, o uso do PMMA é liberado para restaurar pequenos volumes, porém, independente da quantidade, essa substância gera um risco potencial de desenvolver alergia, rejeição, nódulos, inflamações, necrose tecidual e resultados inestéticos permanentes, tendo em vista ser um material definitivo, ou seja: não é absorvido pelo organismo humano.

O fato de ser um implante definitivo atrai muitos pacientes com a ilusão de ter uma solução definitiva para suas queixas, porém, o que elas não imaginam é que após alguns anos o PMMA passará a sofrer com a lei da gravidade e a partir daí o implante começa a ceder. Com o intuito de amenizar a distorção gerada pela queda do material, os profissionais preenchem mais a região afetada, que continua a cair, virando uma bola de neve. Supostamente este é o caso de algumas pessoas públicas, tais como Gretchen, Donatela Versace, Roberta Close e Eduardo Costa.

Alguns casos de intercorrências com PMMA já foram relatados na mídia, como o caso da bancária Lilian Calixto que foi a óbito devido a uma embolia pulmonar gerada pela aplicação de PMMA em glúteos. Caso realizado pelo médico Denis Furtado, o “Dr. Bumbum”.

O uso do PMMA foi amplamente utilizado antes do advento do Ácido Hialurônico e ainda hoje é utilizado por se tratar de um material extremamente barato, porém, extremamente perigoso.

No caso das 40 mulheres que tiveram suas faces deformadas pelo material, o que fazer???? Para a remoção dessa substância é necessário passar por um procedimento cirúrgico, porém a sua retirada nem sempre é possível, pois o PMMA se difunde entre os tecidos e em alguns casos a área pode ficar irregular devido a incompleta remoção do material.

O Ácido Hialurônico (AH), por sua vez, é hoje o material mais seguro para a realização de preenchimentos. Essa substância participa da composição da pele humana e também é encontrada nas articulações onde tem a função de lubrificação. Por ser encontrado naturalmente no organismo humano, o AH é considerado altamente biocompatível com os tecidos e por isso o risco de desenvolver alergia ou rejeição é infinitamente pequeno.

Além disso, um preenchimento realizado com AH é um procedimento totalmente reversível, primeiro porque ele é absorvido pelo organismo em torno de 1 ano após a sua aplicação e segundo porque ele pode ser degradado por uma enzima se caso o paciente não gostar do resultado ou se caso acontecer alguma intercorrência como uma alergia.

Quando existe o desejo pela Harmonização, orientamos em primeiro lugar pesquisar sobre o profissional. É importante saber se o perfil deste profissional é conservador ou se ele gosta de grandes transformações faciais e que esse perfil vá de encontro com seu desejo. Além disso, pesquisar os resultados alcançados e pesquisar a competência do profissional, ou seja: se ele está apto pelo conselho de sua classe a realizar esses procedimentos e a partir daí decidir o melhor plano de tratamento, o melhor material e a melhor técnica para você.

Atualmente, sabendo das opções de preenchedores disponíveis no mercado o uso do PMMA não se justifica em hipótese alguma. É um método extremamente perigoso, pois o ácido hialurônico atende a todos esses casos.

Espero que este caso sirva de alerta para evitarmos maiores problemas ao procurar por um procedimento estético.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar