Aprenda a organizar a sua rotina alimentar – Afina Menina – Um Portal para todas Nós

Aprenda a organizar a sua rotina alimentar

Eu sempre fui uma pessoa com um olho fixo na próxima oportunidade; quando tinha 9 anos, queria ter 10, quando tinha 2 filhas queria ter 3, quando tinha uma empresa boa, queria que ela fosse excelente.

Eu “tô” falando isso porque quando o assunto é organização de rotina, algo temido por muitos, as pessoas são mais propensas a ter sucesso, se conseguirem passar por cima de desconfortos e infelicidades, mantendo seu olhar no horizonte distante, ou seja, buscando a próxima grande oportunidade.

Então aqui vão alguns pontos para te ajudar a organizar a sua rotina alimentar:

Planeje suas refeições:

Decida quem vai cozinhar e quando? Será você? Outra pessoa? Todos os dias? Duas vezes por semana?

É importante cortar alguns caminhos, buscar receitas fáceis, usar planejamentos já escritos por alguém ao invés de ficar horas em cima de um livro de receitas.

Tem que ser prático ou você irá desistir no primeiro dia. Busque ajuda de um profissional ou do próprio Google, para montar um cardápio prático e gostoso.

Organize a cozinha:

Deixe os utensílios a mão, se o seu liquidificador se encontra no fundo do topo do armário, dificilmente você irá se sentir atraída em pegar e, principalmente, guardar depois. Deixe tudo que será usado com frequência sobre a bancada para facilitar seu dia a dia.

Organize a despensa:

Muito importante parar e cuidar do coração das refeições, que é de onde elas saem! Tirar um tempo para ver tudo que se tem, eliminar itens fora da validade e itens que sejam tentadores e contra a manutenção da dieta!

Organize a geladeira:

Outra parte importante é ter controle dos alimentos que você já possui e os que precisa comprar. Faca uma limpeza da geladeira antes de começar e mantenha ela organizada durante o processo, não acumule nada que você não tenha certeza que irá consumir dentro do prazo estipulado por você ou pelo fabricante.

Faça listas:

Chegar na hora de cozinhar e não ter os ingredientes pode ser mortal. Faça listas!

Tenha uma lista de compras sempre a mão, seja no papel ou app do celular, mantenha-a sempre atualizada e, assim, suas chances de sucesso serão triplicadas.

Agende suas compras:

Hora de decidir quando e onde você irá comprar seus alimentos, lembre-se de sempre agendar em seu calendário o dia e hora que irá parar para fazer as compras, seja on-line ou presencial, caso seja on-line, não se esqueça que os itens podem não chegar no mesmo dia.

Como diz a minha Nutróloga, a Dra. Marcela Oliveira, se o que a gente está fazendo hoje não está dando certo, a gente precisa parar e organizar o processo. Ela também enfatiza muito o ato de programar a semana com antecedência e principalmente, os finais de semana. A pizza da sexta-feira, o lanche do sábado e o almoço de domingo são hábitos difíceis de abandonar, mas se você se planejar com antecedência, tenho certeza de que terá sucesso.

Defina seus limites, seja coerente com a realidade e divirta-se, afinal, será muito mais legal atingir o objetivo se o processo for prazeroso.

Roberta Andrade, personal organizer, palestrante, mentora de pequenos negócios, idealizadora do projeto DIY Para Mulheres, membro da ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade), além de coordenadora e curadora de conteúdo do Congresso Personal Organizer Brasil. A profissional é especialista em organização residencial e empresarial.

Importante
Os textos aqui postados, não refletem necessariamente a opinião do Portal Afina Menina.
Sendo de inteira responsabilidade de seus autores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *