Entendendo seus exames de ultrassom

O ultrassom é um dos exames mais importantes da gestação, e também o preferido de todas as gestantes. Considera-se um exame barato e que não traz riscos para o feto, não provoca efeitos colaterais, não tem contraindicações, sendo assim pode ser realizado quantas vezes for necessário durante a gestação.

Porém é preconizado a realização de pelo menos 4 exames durante a gestação, sendo eles assim divididos:

1⁰ Ultrassom

Realizado preferencialmente antes das 8 semanas, e é importante para avaliar se a gestação se encontra dentro do útero, o número de embriões e o tempo de gestação.

É comum que neste primeiro exame o profissional não consiga visualizar o feto ou mesmo ouvir os batimentos cardíacos, o que é um indício de que a gestação tem menos tempo do que foi calculado inicialmente e se sugere que o exame seja repetido em 7 dias.

2⁰ Ultrassom

Realizado, preferencialmente, entre 11 e 13 semanas e 6 dias. Esse é o primeiro exame morfológico que irá avaliar a anatomia e estruturas (chamadas de “marcadores”) do feto, que caso estejam alterados eleva a chance para o diagnóstico de doenças ou síndromes.

Esses marcadores seriam:

Osso nasal: parte óssea da região do nariz do feto

Translucência nucal: acumulo de lamina de liquido localizada na região da nuca do feto, devendo medir menos de 2,5mm

Ducto venoso: é um vaso sanguíneo, continuação da veia umbilical com a veia cava inferior que posterior ao nascimento desaparece.

Avalia-se a característica de sua onda, a chamada “onda A, que deve ser positiva

Válvula tricúspide: é a válvula existente entre o átrio e o ventrículo do coração a direita. Durante o exame morfológico o que se avalia é o adequado fechamento. Caso o sangue volte do ventrículo para o átrio em grande quantidade considera-se alterado.

Durante esse exame ainda não é garantido o diagnóstico fiel do sexo do feto.

3⁰ Ultrassom

Realizado, preferencialmente, entre 20 e 24 semanas, é também chamado de ultrassom morfológico do segundo trimestre, e é o exame mais completo a ser realizado durante a gestação, sendo assim o mais importante.

Durante o exame será avaliada novamente, porém com mais detalhes a anatomia fetal. Estima-se que 80 a 85% das más–formações podem ser detectadas durante esse exame. Agora já podemos confirmar o sexo do bebe, caso não tenha sido visto anteriormente.

Realiza-se também avaliações do liquido, placenta e circulação sanguínea, o chamado Doppler.

Aconselha-se que durante este exame seja realizada uma complementação do exame com a avaliação do tamanho e das características do colo, via vaginal, o que auxilia na avaliação do diagnóstico de risco de parto prematuro.

4⁰ Ultrassom

Realizado preferencialmente entre 28 e 32 semanas, esse exame é importante para a avaliação do peso, posição, quantidade de liquido, localização e maturidade da placenta.

Quando associado ao doppler, avalia o fluxo de sangue entre os vasos maternos da placenta e do feto.

Podem ser necessários durante a gestação outros exames, que ficam a critério do obstetra de acordo com as necessidades de cada paciente.

Outros tipos de exames existentes que podem ser realizados durante o pré-natal são:

  • Ecocardiográfica fetal: exame realizado entre 24 e 34 semanas, e que consiste em uma ultrassonografia especifica do coração do bebê, onde a anatomia e o funcionamento são amplamente avaliados.
  • Ultrassom 3D: fornecem imagens em terceira dimensão, sendo possível ver os traços do rosto do bebê e de outras estruturas.
  • Ultrassom 4D: esse exame combina a qualidade da imagem do ultrassom 3D com os movimentos em tempo real.

Tanto o Ultrassom em 3D, como o Ultrassom em 4D devem ser realizados entre as semanas 26 e 29, pois para a realização deste exame de forma adequada é necessária uma boa quantidade de liquido e ter a sorte de captar o bebe em uma posição favorável.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar