Especialista financeiro dá dicas para usar a crise e crescer financeiramente
Em tempos de vacas magras, muitas empresas e empreendedores começam a questionar sobre como manter seus negócios de pé sem perder seus resultados de curto e longo prazo, assim é preciso repensar estratégias e elaborar um bom plano que possa servir de válvula de escape.
Para o investidor e consultor financeiro César Augusto Karam, o primeiro passo é ter uma boa gestão financeira, já que esse controle permite ao administrador conhecer a atual situação da sua empresa e dados consistentes para projeção de novos cenários com o objetivo de manter os ganhos da empresa e honrar os compromissos assumidos com clientes e fornecedores.
“O primeiro passo é cortar despesas pois isto está totalmente no controle do empreendedor. Em princípio, é possível substituir funcionários terceirizados ou freelancers remotos. Em relação ao aluguel de espaço, é possível renegociar ou migrar o negócio para um local menor. Dependendo da atividade talvez seja possível até mudar para trabalho home Office. Por fim, é possível negociar novos preços com fornecedores. Além disso, também é necessário inovar e buscar possíveis novos clientes, agregando algo que antes não agregava”, pondera o consultor financeiro.
O Brasil está passando por um momento delicado devido a pandemia que está atacando e englobando diversas crises socioeconômicas. Nesse cenário, grandes, médias e pequenas empresas estão no mesmo barco, mas as menores empresas possuem maior dificuldade de recursos. Porém, de acordo com o empreendedor, é mais fácil mudar a rota de algo pequeno do que de algo grande. “Um diferencial que os grandes não conseguem ter e que pode ser explorado é a capacidade de um atendimento personalizado para seus clientes por exemplo”, ressaltou o especialista.
E crise é sinônimo de oportunidade, pois é o momento que nos reinventamos para buscar saídas para resolver os nossos negócios, só basta saber identificá-las e para isso pesquisar na internet é fundamental, como explica o investidor. “Uma boa forma de se observar novas tendências é através da ferramenta Google Trends, apesar de muitas demandas que antes eram altas caírem, há sempre novas demandas”, finalizou.