Krav Magá na terceira idade melhora reflexos, a flexibilidade e o equilíbrio

O aumento da estimativa de vida nos acende um alerta sobre o envelhecimento saudável. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2050 a população com mais de 60 anos representará um quinto da população mundial, ou seja, uma média de 2 bilhões de pessoas.

A prática de atividade física está entre os fatores importantes para reduzir os danos causados pelo tempo. Nunca é tarde para aprender a se defender e começar uma rotina ativa em prol da saúde e qualidade de vida.

Exercícios de defesa pessoal, por exemplo, são uma alternativa para o idoso que pretende aprimorar suas habilidades físicas. Segundo Avigdor Zalmon, presidente da Federação Internacional de Krav Magá não existe limite de idade para a prática da atividade, já que a técnica de defesa pessoal israelense se baseia nos movimentos naturais do corpo com golpes curtos e rápidos sem exigir força física. “Além de promover melhora no condicionamento físico, a prática do Krav Magá auxilia também a saúde mental e promove a autoestima e a autoconfiança”, explica.

Outro benefício está na melhora dos reflexos. “Quem pratica o Krav Magá aprende a conhecer melhor o próprio corpo e suas limitações, auxiliando inclusive no desenvolvimento do equilibrio, flexibilidade, melhora na coordenação motora, autocontrole”, afirma Zalmon.

As atividades de defesa pessoal atuam também na melhora e preservação da força muscular que naturalmente é perdida com o passar dos anos. “Durante o treinamento o aluno sente uma evolução na facilidade de movimentar braços, pernas e tronco. Esse resultado atua até mesmo como uma prevenção no risco de quedas”, complementa.

Os benefícios do Krav Magá não param por aí! A modalidade ainda previne doenças como hipertensão, diabetes, osteoporose, sendo também um importante aliado no controle da ansiedade e depressão.

Vale ressaltar que independente da atividade física escolhida pelo idoso é indispensável a orientação e acompanhamento de um profissional. A Federação Internacional de Krav Magá disponibiliza vídeos com aulas gratuitas em seu canal do YouTube e em suas redes sociais.

Serviço
Federação Internacional de Krav Magá
https://krav-maga.app

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar