Colágeno: por quê, quando e como suplementar?

O colágeno é a principal proteína estrutural e compõe 25% dessas moléculas no corpo humano. É importante para o fortalecimento, elasticidade e hidratação, justamente por fazer parte da estrutura da pele – o maior órgão do corpo – e pode ser considerada uma proteína da beleza.

Torna-se ainda mais relevante, quando 48% das mulheres associam o colágeno ao cuidado facial e a saúde e bem-estar. Seis em cada dez mulheres estão insatisfeitas com a pele do rosto.

Para a nutricionista e consultora New Millen, Bruna Nogueira, “A nutrição é fundamental para promover esse autocuidado, através da integração entre estilo de vida, alimentação e suplementação de qualidade”, fazendo do colágeno um protagonista no assunto.

Naturalmente produzida pelo corpo, o colágeno pode sofrer com fatores capazes de impactar no processo de criação da mesma, como o envelhecimento. A partir dos 25 anos, o corpo humano sofre uma queda de 1% na produção natural do colágeno. Outras razões para essa diminuição estão atreladas ao consumo excessivo de carboidratos, açúcares, tabagismo, entre outros.

Estudos apontaram a suplementação como uma alternativa para a reposição do colágeno no corpo. Em um teste realizado com 120 pessoas consumindo colágeno hidrolisado, vitaminas, antioxidantes e outros ativos por 90 dias, os resultados mostraram aumento significativo na elasticidade da pele.

Como consumir colágeno

Não há um horário pré-definido para a utilização de colágeno. Todavia, alguns momentos do dia são mais indicados para garantir a máxima eficiência do suplemento. Entenda abaixo:

 

  1. No meio da manhã – Longe das refeições principais

Uma vez que o colágeno é uma proteína, se consumido próximo a grandes refeições, que proporcionam um elevado aporte proteico, pode ter a sua absorção prejudicada, pois os aminoácidos – que são as pequenas moléculas que formam as proteínas – podem competir entre si. Então, por isso é uma boa opção incluí-lo no meio da manhã.

  1. Antes de dormir

Além do meio da manhã, antes de dormir também pode ser um bom horário, pois, durante o sono, temos aumento da secreção de GH, o ‘hormônio do crescimento’, atuante na síntese de proteínas na deposição do colágeno dos tecidos.

Colágeno na rotina

Além do uso habitual, que é diluído na água, existem algumas formas inovadoras que você pode consumir o seu suplemento de colágeno e melhorar ainda mais os seus resultados! Confira:

Shot da Beleza

  • 100ml de suco de melancia
  • 1 colher (sopa) de Colágeno Hidrolisado em Pó Sabor Morango – New Millen

Misture tudo e beba em seguida.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar