11 Sinais de que você tem uma mãe narcisista

O amor de mãe é incondicional e todas elas são pessoas incríveis e adoram seus filhos de maneira igual, certo?

A grande maioria é assim, mas, convenhamos, pessoas serão sempre, pessoas. Vez ou outra encontramos mães que podem ser um pouco autocentradas, e seu amor incondicional é somente para elas mesmas. Você ou algum conhecido já sentiu que havia um filho preferido à você, que sua mãe não demonstrava o mesmo nível de amor ou fazia chantagem emocional para conseguir o que ela queria?

Se você já viveu com pessoas que buscam controlar tudo o que faz, colocam limites no amor delas, e te fazem mais mal do que bem, cuidado, sua mãe pode ser uma narcisista.

Mas o que é uma pessoa narcisista, você deve estar se perguntando? Segundo a psicanalista e nossa colunista  Yaskara Ferreira, o narcisista é:

“A palavra narcisismo faz referência a um mito.

Narciso era um rapaz muito belo. Certo dia, seus pais procuraram o oráculo Tirésias para descobrirem o futuro de seu filho. Souberam que ele teria uma vida longa caso não visse o seu próprio rosto.

Uma das características do jovem era a sua arrogância. Além disso, ele despertava o amor de muitas pessoas, inclusive de ninfas, como Eco. Ela, no entanto, foi desprezada pelo rapaz e recorreu ao auxílio da deusa Némeses para se vingar.

A divindade, em resposta, fez com que o jovem se apaixonasse pela sua própria imagem refletida em um rio. O resultado desse encantamento foi a destruição de Narciso, que definhou até morrer. A deusa então o transformou numa flor que leva o seu nome.”

Ela ainda traz a visão do famoso psicanalista Sigmund Freud:

“É um estágio primário, no qual verificamos a passagem do autoerotismo (prazer concentrado no próprio corpo) para eleição de outro ser como objeto de amor.

Já o narcisismo secundário consiste no retorno da afeição ao ego depois que ela foi destinada a objetos externos. De acordo com ele, todas as pessoas são narcisistas em certo ponto, já que elas contêm em si um ímpeto pela autoconservação. A psicanálise enxerga o narcisismo nesse sentido, comum a todos nós, em diferentes níveis e intensidades.

E como saber se sua querida mãe está no roll de pessoas narcisistas? É possível identificar algumas características que podem ser relacionadas à condição, mas somente com a análise de um profissional é que podemos ter a certeza.

Veja abaixo os 11 sinais que sua mãe é uma narcisista:

  1. Ela vê seus filhos como troféus ou peões
  2. Ela é altamente controladora
  3. Ela usa de manipulação para conseguir o que quer
  4. O amor dela é condicional
  5. Ela geralmente muda de assunto para focar no tema “Ela”
  6. Ela não tem qualquer empatia
  7. Ela é imprevisível
  8. Ela guarda rancor
  9. Ela é emocionalmente volátil
  10. Ela fará de tudo, inclusive chantagens e jogos emocionais, para evitar que você vá embora
  11. Faz comparações com os outros, elevando-os: os outros serão sempre melhores que você

 

 

Referências: PsychtoGo

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar