Amante das artes plásticas, Jenni Mosello indica 4 pintoras para conhecer e se inspirar

Valorizar e empoderar o trabalho de outras mulheres faz parte da trajetória de Jenni Mosello. Além de falar sobre o assunto, apoiar projetos e iniciativas, a cantora e compositora, revelação do pop alternativo no Brasil, também faz questão de incluir referências de grandes figuras femininas da história das artes — universo do qual é apaixonada — em suas produções. Os exemplos mais recentes estão nos últimos videoclipes lançados por Jenni: do single “C.Alma”, com cenas em que aparecem quadros feitos por mulheres nas paredes, e “Disfarço”, em que ela reproduziu uma obra de Artemisia Gentileschi, pintora barroca italiana, hoje, considerada uma das mais bem-sucedidas de sua época.

E, levando em conta que o meio artístico, assim como muitos outros, já foi predominantemente masculino e mulheres extremamente talentosas foram negligenciadas, a cantora preparou uma lista com indicações de 4 pintoras incríveis para conhecer e se inspirar — seja nas artes ou na vida.

“Sou muito grata às mulheres que vieram antes de mim, abriram caminho e fizeram história com suas artes, assim como eu quero fazer com a minha. Como amante das artes plásticas, acho super importante exaltar e falar de personalidades que ficaram esquecidas de certa forma. São mulheres talentosíssimas que merecem muito nosso reconhecimento”, conta a cantora.

 

Confira a lista:

1 – Evelyn de Morgan (1855 – 1919)

Pintora britânica, uma das mais impressionantes de sua geração. Integrante do movimento da Irmandade Pré-Rafaelita, possui obras que flertam também com o simbolismo. Suas mensagens variaram entre feminismo, espiritualidade e posicionamento anti-guerra.

2 – Elisabetta Sirani (1638 – 1665)

Pioneira do contexto feminino durante a modernização da Bolonha, foi uma pintora e gravurista barroca italiana. Primeira mulher a praticar o auto retrato, tinha o universo feminino como temática preferida, retratando a força, dignidade, inteligência e coragem das mulheres.

3 – Lavinia Fontana (1552 – 1614)

Pintora renascentista italiana, famosa por retratar moradores da alta sociedade de Bolonha. Parte do movimento artístico do maneirismo, também executou nus masculinos e femininos e pinturas religiosas. Era filha de Prospero Fontana, principal pintor da Escola de Bolonha na época.

4 – Sofonisba Anguissola (1532 – 1625)

Primeira artista a conquistar a fama internacional, foi uma pintora renascentista italiana, com obras que transitavam desde retratos de sua família até pinturas religiosas. Foi publicamente admirada por Michelângelo e Anthony van Dyck, entre outros.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar