Saiba quais cuidados devem ser tomados antes, durante e após o uso de colorações

Tingir os cabelos no salão ou em casa é uma prática comum para várias mulheres. Mas é muito importante que algumas precauções sejam tomadas para que o resultado desejado seja atingido. Estes cuidados também irão evitar problemas e imprevistos durante a aplicação da coloração e podem prevenir a fragilização dos fios após o processo.

Essas orientações servem para a aplicação de qualquer cor – seja um castanho, um loiro, um preto, ou mesmo um azul, um verde ou um rosa. Estes cuidados não só são essenciais para garantir um bom resultado estético, como também para assegurar a saúde da pessoa que receberá a tinta em seus cabelos.

Aliás, o procedimento deve começar pela saúde mesmo. Seja em casa ou no salão, os produtos envolvidos no processo de coloração devem ser manuseados com luvas descartáveis. Essa é a regra nº 1! Ainda é necessário seguir uma segunda dica bastante relevante. Antes de aplicar a tinta em toda a extensão dos cabelos, é interessante que duas pequenas gotas da preparação sejam depositadas atrás das orelhas ou no antebraço de quem pintará os fios. Depois disso, é preciso aguardar por cerca de 10 minutos. Qualquer reação na pele, como uma irritação, é o aviso para não dar sequência ao procedimento.

Se estiver tudo ok, é só lembrar de passar uma pequena quantidade de creme hidratante nas regiões do rosto que possam ter maior contato com a tintura, como a bochecha e as orelhas.

Aí, sim, é hora de pensar no resultado. Para prevenir qualquer decepção, é fundamental que o teste de mecha seja realizado. Então, antes de tingir todo o cabelo, a pessoa ou profissional responsável deve aplicar a tinta em uma pequena mecha para que o tom de cor seja avaliado e possíveis quedas ou danos sejam evitados. Se houve algum procedimento anterior nos fios, isso pode impactar no aspecto final da coloração. Quem optar por pintar os cabelos no conforto do lar, deve ler e obedecer à todas as instruções expressas na embalagem do produto.

A hairstylist, visagista e proprietária do salão de beleza Maison Rocha, Rosângela Rocha, alerta que o tingimento envolve produtos químicos que podem deixar os cabelos ressecados e até quebradiços, daí surge a necessidade de se investir em técnicas de revitalização após o procedimento.

“É indispensável que o cuidado com os fios seja intensificado depois da coloração, a começar pelo uso de máscaras hidratantes próprias para cabelos quimicamente modificados nas semanas seguintes ao procedimento”, explica.

Além disso, esclarece Rocha, o fortalecimento também abrange o uso de shampoos e cremes antiqueda e leave-ins à base de óleos essenciais. “Como o cabelo fica um pouco fragilizado, o tratamento acaba se tornando mais um passo para fazer com que os fios adquiram o tom desejado e obtenham a saúde que necessitam. Então é importante atacar todos os tipos de riscos, mas sempre com orientação profissional, para não enfraquecer ainda mais as madeixas nem transformar a mudança de cor em um trauma”, conclui.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar