Pesquisa aponta que a facilidade em guardar pequenas quantias é um estímulo para poupar dinheiro

Poupar dinheiro nem sempre é fácil, ainda mais em um cenário econômico instável no qual os valores de aluguel, mercado e contas básicas têm subido consideravelmente. Fica mais fácil fazer isso, no entanto, quando se pode guardar pequenos valores. A Grão, primeira fintech a viabilizar o micro investimento no Brasil, realizou uma pesquisa com mais de duas mil pessoas para entender o perfil de seus clientes e como eles conseguiram poupar durante os últimos meses.

Dos clientes que conseguiram poupar dinheiro com frequência, 61% dos usuários guardam antes de gastar – ou seja, não esperam “sobrar” para poupar. Exatamente como os educadores financeiros recomendam. São 34% os que pensam na reserva financeira quando sobra dinheiro e 4% quando têm um objetivo. 

50% só poupa quando sobra

A pesquisa também apontou o comportamento de quem tem o perfil oposto, as pessoas que não conseguem poupar regularmente. Neste caso, 50% só guardam algum dinheiro quando sobra. Outros 10% guardam quando têm algum objetivo traçado e 13% não conseguem guardar nada. 

As pessoas com hábito de poupar não focam enormes quantias. Cerca de 45% delas guardam entre 101 e 500 reais por mês. Atrelado ao fato de que só de tarifa bancária as pessoas acabam gastando todos os meses quase 50 reais, só bastaria uma economia de outros 50 para guardar por mês 100 reais. Assim os sonhos chegam mais rápido e é possível evitar o endividamento.

Como começar a poupar?

Estabeleça uma meta e um período de tempo para realizá-la. Assim, você saberá o quanto deverá guardar por mês e, se investir essa quantia, qual será o rendimento deste valor ao final de todo esse tempo. 

Para estimular os usuários, no app da Grão há um desafio que propõem guardar dinheiro ao longo de 21 dias. Dentro da proposta deste desafio, onde se começa a poupar com apenas R$1, os usuários conseguem chegar a um lucro médio de R$231 e ainda podem ganhar recompensas.

*Pesquisa feita com a base de clientes da Grão

https://www.grao.com.br/

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar