Tartar de Salmão é opção de almoço de Páscoa
Para muitos, a Páscoa, celebrada no próximo dia 4 de abril, é um momento de estar com a família e criar atividades divertidas como caçar ovos de chocolates com as crianças. Mas enquanto as comemorações não voltam à normalidade, essa data pode ser uma ótima ocasião para se aventurar na cozinha e experimentar novas receitas.
Para celebrar o feriado virtualmente e em segurança em casa, a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa, separou uma deliciosa receita de Tartar de Salmão. “Esse prato é uma ótima opção para criar algo com novos sabores. A combinação do salmão e do shiitake, que conferem o gosto umami, temperados com gengibre e molho de soja, traz uma mistura de sensações e deixa o almoço ainda mais saboroso”, ressalta.
Confira a receita:
TARTAR DE SALMÃO
Ingredientes
- 300 g de filé de salmão sem pele e picadinho
1 e meia colher (sopa) de shoyu (22,5 ml)
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
2 cogumelos shiitake secos ralados
1 colher (sopa) de azeite de oliva (15 ml)
Modo de Preparo
1) Em uma tigela, coloque o salmão, o shoyu, o gengibre e o cogumelo, e misture bem. Regue com o azeite e mexa delicadamente até que a mistura fique brilhante.
2) Sirva em seguida.
Dica: o tartar de salmão é uma adaptação francesa moderna de um prato muito tradicional de nome steak tartar. O conceito de tartar refere-se hoje a qualquer tipo de carne moída/picada preparada crua e macerada com outros ingredientes.
Tempo de preparo: 15 minutos.
Rendimento: 4 porções.