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Já é outono! Use e abuse dos alimentos sazonais da estação

A nutricionista ortomolecular e funcional, Luciana Harfenist, fala sobre os benefícios destes alimentos que fazem parte da "dieta do outono"

A estação preferida de quem ama climas amenos chegou! O outono marca os finais de tarde mais belos, além de proporcionar um clima aconchegante, principalmente para quem está esperando ansiosamente pelo frio. Mas, isso não significa que a escapada da dieta pode acontecer, viu?! Esta transição do calor para um período mais seco pede alimentos que fortalecem a resistência e aqueçam o organismo. A Dra. Luciana Harfenist (@lucianaharfenist), referência em nutrição ortomolecular, funcional e gastronomia, ressaltou quais são os principais alimentos para esta época do ano e explicou quais os principais benefícios para a saúde. Então, use, mas não abuse e aproveite!

“Precisamos ficar atentas à qualidade dos alimentos que estamos ingerindo. O ideal é sempre ter preferência por produtos orgânicos e não exagerar na quantidade, já que climas mais secos e frios tendem a confundir a nossa mente e fazer com que tenhamos mais fome durante o dia”, explica a nutricionista.

Aposte nestes alimentos para incluir na dieta da estação:

Café da manhã:

Frutas são bem-vindas durante o café e ao longo dos lanchinhos da manhã e tarde. Aposte na tangerina, ela tem participação direta na formação óssea e possui magnésio e vitaminas A e C. O kiwi é outro alimento rico em vitamina C, além disso, ele combate o envelhecimento celular. “Outras frutas podem ser incluídas, como a pêra, uma fruta poderosa em antioxidante e rica em selênio. O abacate também é uma boa pedida. A fruta tem propriedades que reduzem o colesterol LDL, ajuda a manter  HDL e possui ácido oleico” ressalta.

Aposte nas hortaliças durante o almoço e o jantar! 

É importante se atentar às refeições principais. O repolho é rico em vitamina C e fibras, além de atuar diretamente contra o câncer de intestino. “A berinjela vem sendo um dos frutos mais consumidos e faz um bem absurdo para a saúde. Além de combater o colesterol LDL, é rica em cobre, folato, magnésio e fibras! Já o espinafre, previne o envelhecimento precoce e tem um alto índice de ferro, fósforo, cálcio e vitaminas A e do complexo B”, explica a nutricionista.

Dra. Luciana ainda ressalta dois alimentos: chuchu e beterraba. O chuchu possui propriedades que ajudam a prevenir a osteoporose, cálcio, potássio e fibras. Por sua vez, a beterraba atua na proteção cardíaca poid é rica em citrulina precursora de óxido nítrico importante para o sistema circulatório.  Seus compostos bioativos favorecem a detoxificação hepática e contribui à saúde com as vitaminas B1, B2, B5, sódio, silício, fósforo, cálcio, zinco e cobre.

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