A febre dos DORAMAS no Brasil

Os Doramas são histórias com começo, meio e fim, interpretadas por atores, contadas em formato episódico e exibidos semanalmente na televisão asiáticas. É como um seriado ou um anime, mas tem uma questão muito importante: são baseadas em romance e drama. Por isso, seu nome deriva da forma como os Japoneses, os primeiros a produzir esse tipo de serie, pronunciam a palavra DRAMA.

Não é de agora que esse gênero tem ganhado espaço no cenário mundial, quando a onda dos grupos de musica pop coreanas conhecidos como Kpop, tomou conta do cenário musical, iniciando com adolescentes até atingir públicos mais maduros, os Doramas também começaram a ser exportados, assim como cosméticos, moda, estilo e culinária.

A importância é tanta que hoje os Doramas, principalmente os coreanos, conhecidos também como K-drama, têm uma vasta representatividade dentro de catálogos de serviços de streaming, como a Netflix, por exemplo, com produções originais do gênero, e serviços que fornecem apenas produções de origem asiática.

No Brasil não é diferente, consumimos muitas dessas séries, e produtos importados relacionados à cultura. A autora Katherine Laura Leighton, explica: o gênero atinge mulheres de todas as idades, que formam grupos de fãs e fóruns de discussão sobre o assunto, no Facebook e Instagram. Denominadas dorameiras”, revela ela que também se assume fã de “carteirinha” do gênero.

Na literatura, os doramas também ganharam seu espaço, não apenas com suas próprias produções, mas influenciando inclusive a literatura brasileira, e já é possível encontrar autoras que escrevem doramas, como a própria Katherine. Segundo a autora, é um universo diferente e encantador, como acontece com os fãs de sagas de Harry Potter, os chamados Potter Hads: “as discussões vão do andamento das histórias aos dramas e atores preferidos”. O grande diferencial, para a autora, é a forma de lidar com o amor.

Autora de Um Coreano em Minha Vida, Dorama prestes a ser lançado pela Amazon Katherine lembra: “ Embora não vemos mais os relacionamentos como no tempo de nossas avós, ainda gostamos de ser tratadas com gentilizas, de demonstrações sinceras de afeto, de relacionamentos que se desenvolvam passando por todas as etapas” o que é o tema chave dos Doramas”.

A paixão pelos doramas faz com que as fãs acabem consumindo tudo relacionado à cultura asiática, para se aproximarem de seus ídolos, inclusive aprendendo idiomas como coreano e mandarim. “As plataformas de streaming abriram espaço para que outras culturas desconhecidas conquistassem o país. Antes, éramos reféns das produções de Hollywood, e víamos algumas poucas produções europeias. Hoje, temos acesso a tudo”, enfatiza.

Depois de fazer sucesso com o romance “Todas as Vidas de um Coração” e os contos “Há 12 dias do Natal” e “Guardado em Mim”, Katherine agora entra definitivamente no mundo dos Doramas, com o lançamento de Um Coreano em Minha Vida, que em breve estará disponível em formato online na Amazon. E já adianta que tem mais histórias como essa em andamento.

 

Sinopse Um Coreano em Minha Vida

Park Jae Young e Elleanor uma linda necromante, se conheceram na infância e tornaram-se melhores amigos, mas um fato obrigou Jae Young a voltar para a Coreia. Vinte e três anos depois, ele retorna ao Brasil para ajudar seu irmão mais novo. E o reencontro entre ele e Elleanor abre a velha ferida que o atormenta desde que partiu, um sentimento que ele não pretendia despertar, entretanto, ela não está disposta a deixar se perder.  Essa reaproximação trará à tona uma revelação dolorosa e levará Jae Young a sofrer um grave a acidente. Além de ter que lutar para sobreviver ele, entra na fronteira dos mundos, e para sair desse limbo e recuperar sua memória precisará dos talentos de sua linda e amada necromante e da ajuda do ceifador que deveria coleta-lo, caso contrário à vida de Elleanor também estará em risco. Um drama sobre perdas, encontros e desencontros. Será que o verdadeiro amor vai além das fronteiras da morte?

 

Onde comprar?

Amazon Kindle – R$8,99

 

Onde conhecer?

https://www.facebook.com/KatherineLLeighton

https://www.instagram.com/autora.katherinelaura/

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar