Como preparar a casa e se preparar para a chegada de um recém-nascido em época de pandemia

A chegada de um novo membro da família requer muita organização, ainda mais em época em que estamos vivemos em uma PANDEMIA MUNDIAL. Muitos hospitais e maternidades mudaram os protocolos para que houvesse segurança dentro desses locais. Visitas, acompanhantes, festas de recepção que eram muito comuns com a chegada do bebê tiveram que ser adaptadas.

O preparo da casa para a chegada do recém-nascido começa muito antes do seu nascimento. Assim que os pais já descobrem o sexo do bebê, tem início a compra do enxoval e organização do quarto. A compra no enxoval e o projeto do quarto do bebê tem início pelo 2º trimestre quando a mulher  está de 14 a 27 semanas (4 meses).

O enxoval deve conter o básico, em época de PANDEMIA, as compras são feitas em sua maioria de forma online. Como baby planner e organizer, tenho ajudando mães a organizarem o quarto e enxoval de maneira remota, dando suporte no que é necessário e indicando lojas para a compra de produtos através de listas e checklists personalizados. Temos que lembrar que durante a gravidez a mulher fica mais sensível e a dificuldade de montar o enxoval pode deixá-la mais nervosa. Também criei um curso de como se organizar para a chegada do bebê: https://hotmart.com/product/curso-como-se-organizar-para-a-chegada-do-bebe/J36141286R

O quarto do bebê segue o mesmo esquema do enxoval, compras online e  com prazos para que tudo chegue a tempo. Muitos pais querem reformar a casa e decorar com a chegada do novo membro. É recomendado que na época que estamos vivendo evite ao máximo pessoas que não são da família dentro da sua casa para evitar o contágio. Caso seja necessário, a contratação de algum profissional para reforma ou organização, eles devem vir equipados com as EPI’s que são os Equipamento de Proteção Individual (luvas e máscaras, por exemplo).

Os pais preparam muitas coisas na casa e as vezes esquecem de coisas simples que precisam ser organizadas para quando o bebê chegar:

  • As primeiras semanas são atípicas pois é tudo muito novo para os pais e para o bebê, por isso é comum que se tenha ajuda nessa época, uma avó, uma irmã, uma cunhada, uma diarista, uma babá, etc. Mas em época de pandemia, alguns membros não estão podendo ajudar, então é importante que o casal divida as tarefas para que consigam dar conta do bebê e da casa. A criação de uma rotina para o bebê nos primeiros dias é fundamental para TODOS.
  • Prepare comida congelada e deixe para as duas primeiras semanas ou peça delivery.
  • Não se cobre de que tudo tenha que estar perfeito, a nova rotina deve ser indo aplicada aos poucos para que não haja estresse.
  • Se necessário faça mercado de forma online, isso irá te ajudar a não perder tempo no supermercado e dedicar mais tempo. ao novo membro da família.
  • Nos primeiros dias é recomendado que a mãe descanse durante as sonecas do filho, sabemos que muitas vezes não é possível pois ela tem outras atividades para fazer, mas é super importante para evitar estresse e cansaço na mãe e ela consiga produzir leite de forma natural.

Algumas regrinhas de boas maneiras já eram aplicadas antes da pandemia e agora foram adaptadas:

  1. Assim que o bebê nasce, todos querem saber sobre o bebê. Segue abaixo as principais informações que devem ser passadas para que possa suprir a curiosidade das pessoas:

“Nasceu a pequena Ariel, de parto normal, no dia 30 de julho de 2021 às 20h. Ela tem 49 cm e 3k300g. Aline está bem e tranquila, já se encontra no quarto. 

Agradecemos a torcida de todos e em breve marcamos uma reunião online para apresentar a pequena aos amigos e familiares.

Obrigado!“

Envie para os familiares e amigos mais íntimos um e-mail ou mensagem com a foto da criança e as informações acima!

  1. Antes da Pandemia era orientando só ir à maternidade se fosse da família ou tivesse muito intimidade com os pais do bebê e ficar o mínimo de tempo possível no quarto de 15 a 30 minutos. Em época de pandemia é recomendando que ninguém vá ao hospital e maternidade sem necessidade.
  2. Lavar as mãos com água, sabão e passe álcool gel  ao entrar no quarto já era uma orientação bem antes do COVID, agora então esses cuidados devem ser redobrados.
  3. Para se pegar um recém-nascido no colo e tirar foto só com a permissão dos pais e era recomendado não beijar ou tocar nas mãos e rosto da criança, em época de COVID, o contato deve ser evitado ao máximo.

Algumas ideias para essa época que estamos vivendo:

  • Faça uma apresentação da criança para amigos e familiares via reunião do ZOOM e GOOGLE MEET quando retornar para casa;
  • Os presentes para criança podem ser enviados via correio ou tipo DRIVE THU (portaria ou só na porta).
  • Crie um grupo de WhatsApp para compartilhar momentos especiais com os mais íntimos. Lembre-se de pedir permissão sempre para adicionar alguém em um grupo.

Sabemos que nascer em uma PANDEMIA MUNDIAL vai nos trazer algumas limitações, mas temos que lembrar que saúde em primeiro lugar sempre. Espero ter ajudado vocês!

Kalinka Carvalho

Consultora em Organização e Produtividade.

Para mais dicas: www.kalinkacarvalho.com.br

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar