O Cluster retorna com edição digital movimentando as redes sociais
Como fazer de um evento físico de sucesso, uma versão digital? O tradicional evento O Cluster, que se consolidou como uma plataforma da economia criativa na cidade, retorna no domingo, 21 março, das 14h às 21h. E se adaptando ao novo normal, apresentam ao público ‘O Cluster Digital’, em uma versão especial dedicada a cena criativa atual, onde experimentarão as ferramentas usadas por muitos no dia a dia, como o Instagram, conectando criadores, produtores, ateliers, artistas, bandas e profissionais da cadeia produtiva, promovendo ainda atrações culturais, de forma totalmente digital. A programação é gratuita e transmitida ao vivo em sua plataforma no Instagram @ocluster.
Patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc no projeto de Fomento Inciso III, a programação traz apresentações musicais, exposições digitais, marcas de moda e publicações, debates e ações gastronômicas.
Com idealização e curadoria de Carolina Herszenhut, a agente cultural e ativista já contabiliza mais de 40 edições, em três estados brasileiros, Rio, Belo Horizonte e Recife, fazendo a ponte com quem cria e quem consome, gerando negócios na cena criativa das cidades. E, para não deixar de movimentar o cenário da produção criativa se desafia a tornar seu evento de forma digital.
‘O Cluster Digital’ tem como objetivo aproximar o público através de uma programação que crie conexões com o mundo criativo e proporcione um diálogo com outras linguagens artísticas como: música, arte, design, tecnologia e gastronomia. O evento reunirá cerca de 50 empreendedores, a fim de fomentar e aquecer a cadeia produtiva da moda, uma das que mais movimenta a economia.
A programação contará com um festival multicultural com música, arte, design, moda e gastronomia. Haverá ações online, com exibições ao vivo, lives, e muito conteúdo inédito, além de shows, debates e exposições digitais. E, para incentivar o público a conhecer as novidades apresentadas, durante o evento haverá descontos de 5% na compra das marcas participantes.
Edição aposta em interatividade no “esquenta do evento”
E, se tratando de um evento criativo, que repensa formas seguras de conexão, não faltará interatividade virtual.
Na segunda-feira, 15, será lançado um concurso de bandas que ficara no ar, para votação dos internautas até dia 18, a banda com mais likes ganhará uma live ao vivo dentro da programação de domingo.
Durante a semana de 15 de março, até as vésperas do evento, no dia 19 de março, a produção preparou uma apresentação especial em sua badalada página de Instagram @ocluster. Diariamente, todos os participantes serão apresentados, através de posts, onde será criado um dinâmico e intuitivo “Guia O Cluster”. Neste guia serão apresentadas as novidades da gastronomia, a abertura de ateliers, os bastidores dos artistas mostrando seus trabalhos, além de vídeos informativos sobre os processos de produção de moda e arte.
Para a idealizadora do O Cluster, Carolina Herszenhut, é impossível substituir o calor humano. Mas, ela segue otimista por ter as conexões virtuais aproximando as pessoas.
“É difícil suprir esse momento de encontro das pessoas, da energia contagiante e de troca. Mas, não podemos deixar de fomentar a economia de forma criativa. Estivemos desde 2019 parados e ainda veio a pandemia, que nos fez repensar. Voltamos para impulsionar essas iniciativas e queremos aproximar as pessoas de forma coletiva, no universo digital, nas plataformas digitais que mais passamos o dia, como o Instagram, e o IGTV. É um desafio, mas, queremos construir isso junto ao nosso público, gerando ainda novos públicos, já que o virtual rompe barreiras,” finaliza, Carolina.