Você sabia que a primeira área que envelhece são as dos olhos?

Não adianta! Uma hora, mais cedo ou mais tarde, você vai se olhar no espelho e perguntar: O que aconteceu com meus olhos? Quando foi que meu sorriso se tornou um palco para os pés de galinha e bolsas nas minhas pálpebras? Por que não consigo mais pintar meus olhos sem borrar toda a minha maquiagem e parecer um panda?

Exagero?

Não. Esta é a realidade da maior parte das mulheres acima de 35 anos. Principalmente para as que tem a pele mais clara.

“Isso acontece porque a partir dos 30 anos começamos a sofrer uma queda maior na produção de colágeno e a região dos olhos é a primeira a sofrer com essa perda, consequentemente, é a primeira a mostrar estes sinais de envelhecimento, já que é a pele mais fina do rosto. E o fototipo de pele é também um fator importante para determinar este envelhecimento. Por isso as pessoas de pele branca, tendem a demonstrar com mais rapidez esta perda de colágeno,”- Explica a Dra. Luciana Toral, Médica especializada em Medicina Estética avançada.

As queixas são as mesmas:

– O lápis que não desliza mais como antes na hora de delinear tanto a parte superior quanto na parte inferior dos olhos;

– Ao esfumaçar a sombra, é preciso dar uma “puxadinha” para o lado na pele da pálpebra superior;

  • O sorriso, que além de marcar os famosos “pés de galinha”, começam a formar uma espécie de bolsa nas pálpebras;
  • bem como os olhos, que ficam mais fechados, o olhar mais triste;

– O delineador tanto em cima quanto embaixo ficam marcados e formam o efeito “panda”, entre outras queixas.

Um bom “Skin Care”, que inclui uso de bons cremes para a área dos olhos desde cedo, entre outras ações preventivas, certamente ajudam muito, mas mais cedo ou mais tarde é provavel que a pessoa vá precisar de algum procedimento para recuperação desta área, diz a Dra. Luciana Toral, que lida com isso diariamente em sua clínica LT Medicina & Estética Avançada, em Ibaiti no Paraná.

CALMA, TEM JEITO!

Embora seja uma área muito complexa, a boa notícia é que graças às tecnologias conquistadas pela estética, hoje consegue-se excelentes resultados de rejuvenescimento para a área dos olhos com a utilização de alguns procedimentos, que quando aplicados em conjunto, operam verdadeiras maravilhas.

Vamos ver alguns deles…

FIOS DE P.D.O – Eles vão atuar principalmente na recuperação da flacidez da pálpebra inferior, pois é ali que a pele costuma ficar com aquela aparência “craquelada”, “marcada”, “quebrada”. É também ideal para os casos de pés de galinha em estágio avançado, geralmente para quem não faz ou nunca fez uso de botox preventivo nesta região- Explica a Dra Luciana Toral, que gosta muito deste procedimento para esta região, principalmente porque ele estimula a produção de colágeno e assim, consegue obter uma considerável diminuição da flacidez da região onde é aplicado, o que também retarda o envelhecimento.

A indicação varia de caso para caso, mas geralmente, são feitas três sessões, uma por mês e depois uma manutenção de acordo com a necessidade do paciente.

BOTOX – O botox é indicado principalmente como tratamento preventivo quando aplicado no terço superior, para prevenção dos pés de galinha. Depois, quando é avaliado uma musculatura hipertrófica do orbicular dos olhos, as rugas que aparecem ao sorrir, que é uma das queixas mais recorrentes na clínica, conseguem ser bem amenizadas com a aplicação do botox de 6 em 6 meses em pontos estratégicos – explica a Dra. Luciana Toral.

PEELING QUÍMICO – Os peelings normalmente são usados para tratar a pele que fica mais escurecida como uma espécie de “sombra”. Alguns peelings também causam uma contração da pele e diminuem a flacidez. Estes são usados preventivamente e são muito eficazes para tardar o envelhecimento da região.

Se bem cuidado, os efeitos do peeling podem durar até dois anos.

PREENCHIMENTO – O preenchimento é feito para melhorar as olheiras. É indicado quando realmente existe uma depressão profunda abaixo dos olhos. É muito eficaz porque a pessoa vê o olhar menos cansado e pesado quase que imediatamente após a aplicação – ressalta a Dra. Luciana Toral.

O preenchimento tem duração de 1 ano e meio e é feito em consultório com anestesia local, totalmente indolor.

BLEFAROPLASTIA – É indicada para os casos em que não há como recuperar a pálpebra caída sem cirurgia. Este é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada da pele da pálpebra superior. “O ideal é que se faça o máximo para tardar esta cirurgia”- explica a especialista. O procedimento é feito por um cirurgião plástico ou oftalmologista.

E também existem diversas TECNOLOGIAS que hoje podemos utilizar em conjunto com as técnicas para trabalhar principalmente flacidez e coloração da pele. Todas feitas em consultório.

DICAS PARA PREVENIR O ENVELHECIMENTO DA ÁREA DOS OLHOS:

Dra. Luciana Toral chama atenção para os cuidados preventivos que devemos tomar no nosso dia a dia e que ajudam muito a retardar o envelhecimento desta região:

  • Uso de protetor Solar na área dos olhos, tanto na pálpebra superior, quanto na inferior.
  • Um bom Skin Care diário, incluindo cremes antipigmentantes e hidratantes para a área dos olhos, pois é uma área que precisa muito ser hidratada;
  • Uso de óculos de sol com boa proteção UVA / UVB, sempre;
  • Outra dica muito importante é: Manter uma boa rotina de sono e estar descansado contribui muito para o não aparecimento de olheiras.
  • E por fim o Botox no terço superior, pois ajuda a diminuir o caimento das pálpebras, já que levanta a sobrancelha. Além disso, o uso do botox preventivo não vai deixar que as rugas no canto dos olhos, ou seja, os pés de galinha, fiquem demasiadamente marcados e craquelados, fazendo com que o tratamento durante o envelhecimento, seja muito mais fácil e aconteça bem mais tarde.

E agora? Pronta para dar um “up” neste olhar?

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar