Nossas incertezas estão necessariamente ligadas à pandemia? – Afina Menina – Um Portal para todas Nós

Nossas incertezas estão necessariamente ligadas à pandemia?

“Incerteza é uma condição da existência humana que nos deixa mais preparados para lidar com a vida concreta”, afirma a especialista em antropologia social, Paula Pinto e Silva

Que a pandemia de Covid-19 mudou o mundo ninguém tem dúvida. 2021 será um ano de transição, quando pessoas, empresas e sociedade em geral aprofundam suas reflexões sobre o futuro e o tão falado “novo normal”. Mas toda a angústia e as incertezas, a trava que restringe tomadas de decisões hoje, estão necessariamente ligadas à pandemia?

Para Paula Pinto e Silva, doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP)a incerteza é uma condição da existência humana que nos deixa mais preparados para lidar com a vida concreta. “Estamos angustiados com as incertezas e em boa parte acreditamos que isso é culpa da pandemia, que quando tudo isso acabar nós voltaremos a ser o que éramos e a viver da forma como vivíamos. A minha provocação à reflexão é que nunca vivemos com certeza, sempre vivemos de maneira incerta como parte do próprio conceito de viver. Só que nunca tínhamos passado por uma restrição como esta, que nos faz pensar em outros modos de vida. Então, acreditamos que o que está acontecendo é absolutamente novo. Mas não, a incerteza é uma condição da existência humana e deveria ser encarada como parte de um pensamento de quem nós somos, que é menos certo e mais incerto”, explica.

A especialista falará sobre esse novo contexto que desafia o mundo no encontro on-line Tempos Incertos, programação que integra o Meet Up #3 promovido pela École Intuit Lab (EIL), nesta quarta-feira (17) às 18h. O evento será on-line e gratuito.

O Meet Up #3 dá sequência nas atividades da École Intuit Lab no Brasil, escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual,  que completa 20 anos em 2021 e escolheu o Brasil para sua nova etapa de expansão. A instituição lança o novo curso Design & Comunicação – Atualização Profissional, voltado aos profissionais interessados em “turbinar” suas carreiras com novas experiências e conhecimentos, ou mesmo dar uma “guinada” em sua trajetória. Neste curso, Paula vorPinto e Silva ministrará a disciplina Ferramentas de pesquisa, onde irá discutir o uso e objetivo da pesquisa nos processos de Design e Comunicação, apresentar as ferramentas disponíveis e habilitar o aluno a identificar o problema e a definir a melhor ferramenta a ser usada.

O programa é composto por três semestres, que podem ser realizados em módulos independentes, conferindo flexibilidade ao percurso formativo. Ao final de cada módulo, o aluno recebe um certificado francês de conclusão. A partir do segundo semestre, a programação inclui masterclasses e palestras com professores visitantes internacionais, que trarão aos alunos experiências inovadoras no contexto global. A grade completa pode ser acessada no site da École Intuit Lab, onde está disponível também o formulário para inscrições até o dia 4 de abril.

Serviço
Meetup École Intuit Lab
Tempos Incertos
Data: 17 de março
Horário: 18h
Acesso online, pelo link https://meetup.ecole-intuit-lab.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *