Sindrome pós covid: o que os pacientes não sabem

“As sequelas ninguém sabe por quanto tempo elas vão ficar. Se elas serão temporárias ou permanentes ou como tratar. Até agora, todos tem falado da covid, segunda onda e variantes. Mas com relação às sequelas, ninguém tem falado nada e isso preocupa”, diz Marisa Lima, especialista em saúde integrativa.

“A gente tem verificado uma não recuperação total da pessoa, isso em 90% dos casos. A fadiga está em 100% dos casos aqui na clínica. Um mês após a covid, a pessoa pensa que se livrou e depois começa a aparecer cefaleia, dores nas articulações. Tem pessoas que o olfato não voltou após um ano. Para os atletas, muitos estão se queixando de baixo rendimento. A expansão torácica diminuiu, então o desconforto respiratório persiste. O nível de inflamação do organismo em geral ainda continua”, explica Marisa.

Mas como se tratar das sequelas? De acordo com a especialista, “as pessoas devem procurar especialistas, principalmente relacionados à saúde integrativa. A gente tem que fortalecer o terreno biológico e ir tratando essas sequelas. Porque se não houver um tratamento pós covid, essas sequelas podem se tornar permanentes”.

Uma das alternativas é o uso da ozonioterapia no pós covid, que, segundo Marisa, tem ajudado muito. “Aumenta a circulação, é um anti-inflamatório potente. Com isso, leva mais oxigênio para todo o organismo. Além dessa técnica, a gente pode vir com laserterapia de baixa intensidade, combinada a ozônio e aos nutricêuticos que, na realidade, são alimentos que tem a função de desintoxicar e dar aporte ao organismo”.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar