Especialistas indicam nutrientes ideais para cada fase da mulher

Rotinas atarefadas, fases intensas e ciclos diferentes fazem parte da vida de todas as mulheres. Atualmente, mesmo vivendo grande parte do tempo dentro de casa, realidade ainda para muitas, a busca por equilíbrio permanece pede cuidados específicos para manter a saúde em dia, independente da fase ou faixa etária que se encontram. Uma aliada importante na manutenção da saúde é a suplementação de nutrientes, que contribui para garantir saúde física e mental, além de beleza e bem estar.

Segundo Gabriela Paschoal, Nutricionista da Vitafor, é importante ter uma visão individualizada para o momento que cada mulher está vivendo, pois o corpo necessita de nutrientes específicos em cada fase, ritmo ou modo de vida. Por exemplo, mulheres que têm uma rotina de muita atividade física necessitam de nutrientes diferentes de quem tem uma rotina que envolve mais concentração mental. Para quem tem um grande foco em performance como atletas, o  ideal é utilizar  produtos que já possuem proteínas específicas para a formação dos músculos e ossos e no aumento do desempenho.

Mas, se a ideia é mudar a rotina e estilo de vida, incluindo a prática esportiva, a recomendação é que essa transição aconteça de forma gradual, seja com as atividades físicas quanto na suplementação, que deve conter proteínas de rápida absorção (e fácil digestibilidade, favorecendo a recuperação e preservando a massa magra. Uma boa dica é consumir a proteína com água ou com vitamina batida com fruta.

Já para mulheres que presenciam cansaços frequentes ao longo do dia, devido à rotina ou ao não aproveitamento corporal dos nutrientes ingeridos nas refeições, a indicação da nutricionista é utilizar um antioxidante que age contra a ação natural dos radicais livres, como a Coenzima Q10,  que age diminuindo a fadiga e melhorando a disposição ao longo do dia.

Gestação e lactação

Considerando as principais fases de mudanças corporais e hormonais femininas, a gravidez e a amamentação são as que pedem maior atenção. Gabriela afirma que “durante o período gestacional é importante fornecer à gestante concentrações adequadas de DHA, principalmente pela formação do tubo neural do bebê. Nesse contexto, é importante incluir a suplementação do Mega DHA, que possui como base grande concentração de ômega 3.

Durante essa fase, também é importante suplementar com probióticos, que visam melhorar a função intestinal, reduzir a inflamação e também melhorar a tolerância alimentar no lactente.”

Beleza não tem idade

Para as que sofrem com as quedas constantes de cabelo, enfraquecimento de unhas ou que buscam melhorar o aspecto da pele, trazendo aspecto de mais saúde e rigidez, a indicação é buscar por suplementos que são à base de proteínas, que trarão o fortalecimento necessário. A Vitafor lançou recentemente um suplemento específico para auxiliar nesse momento, o Vita Beauty, tem como grande diferencial o óleo de semente de uva, além do cobre e zinco, importantes para o cuidado da saúde como  um todo.

Outro produto é o Life Whey, composto por colágeno verisol, coenzima Q10, responsável pela ação antioxidante no corpo, além do colágeno hidrolisado, para fortalecer as unhas, cabelos e minimizar linhas de expressões, rugas e flacidez. É ideal para a faixa etária de 20 a 30 anos, em que a busca por suplementação, muitas vezes, se dá início.

Passei dos 30, e agora?

A partir dos 30 anos, a recomendação é incluir a Vitamina D na suplementação e rotina, que atua na manutenção e saúde dos ossos e dentes e no equilíbrio do cálcio no corpo e sangue.

Para todas as idades

Como “imunidade” é um assunto em alta, especialmente no último ano, o complemento alimentar com vitaminas e minerais específicos pode auxiliar nessa busca para fortalecer o sistema imune, evitando gripes, resfriados e perda de vitalidade. Para isso, os  melhores produtos são os probióticos, ômega-3, vitamina D3, módulo de L-glutamina, presente  no Glutamax ou em suplementos enriquecidos com glutamina, cromo e zinco como o Isofort Ultra Imuno.

Outra opção é o Imunomult, suplemento à base de vitaminas e minerais de uso diário. Ele possui alta concentração de vitamina C, D, complexo B, Zinco e Selênio, nutrientes responsáveis por fortalecer o sistema imunológico e reduzir processos inflamatórios.

Outro cuidado importante, independente da fase da vida, é a qualidade do sono. Para quem tem desafios para noites bem dormidas vale conversar com seu nutricionista para ingerir suplementos que contenham triptofano e glicina, contribuindo para a redução dos quadros de insônia.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar