Emoções podem influenciar nas dores nas costas?

Você sabia que emoções podem influenciar em dores nas costas?

A dor é oficialmente definida pela International Association for the Study of Pain (IASP) como “uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial”.

Estudos indicam que no Brasil, durante a pandemia, aumentaram casos de estresse e depressão e também dores nas costas.

Em estudo recente, a Universidade do Estado de São Paulo, revelou que cerca de 40% dos 3 mil entrevistados passaram a sofrer com quadros de depressão, ansiedade e estresse durante a pandemia, sendo as mulheres as mais afetadas. Em 2020, a Fundação Oswaldo Cruz já havia divulgado dados de sua pesquisa, onde cerca de 40% das pessoas entrevistadas começaram a sentir dores nas costas e, entre as que já sofriam com estas dores, metade observou aumento na intensidade.

De acordo com o Dr. André Evaristo Marcondes, ortopedista e especialista em coluna no Hospital Sírio-Libanês, o estado emocional pode provocar tanto tensões e contrações musculares que levam à rigidez na coluna e a quadros de dor (se negativo) quanto pode promover estímulos neurais que proporcionam prazer e bem-estar, que aliviam tensões e auxiliam no controle da dor (se positivo).

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar