Saúde da Mulher: ensinar prevenção desde criança é essencial

Ensinar, desde criança, uma mentalidade de prevenção é um passo importante para que as mulheres possam ter qualidade de vida e saúde. Esse é o principal apontamento do médico radioterapeuta do CEONC Hospital do Câncer, doutor Marcelo Nonaka Frade, neste Dia Internacional da Mulher, em relação a importância dos cuidados preventivos na vida do público feminino.
“A educação é fundamental e quanto antes começa, mais efetiva se torna. Falar sobre prevenção e hábitos saudáveis desde cedo, faz com que as crianças cresçam mais suscetíveis a uma forma de vida mais preventiva e com mais preocupação pela saúde e pelo bem-estar. Isso reflete de forma positiva, sendo um instrumento para deixar de lado estigmas e preconceitos que atrapalham muito os cuidados mínimos com a saúde”, comenta o radioterapeuta do CEONC.
Na oncologia, os tumores que mais acometem as mulheres são os de mama, de trato intestinal, de colo de útero e os de pulmão. Estes são os quatro tipos predominantes, excluindo os casos de pele não melanoma, com pequenas variações dependendo da região do país. O aspecto positivo é que todos esses cânceres podem ser diagnosticados precocemente e possuem formas de prevenção eficazes e acessíveis.
No caso do câncer de mama, o autoexame pode ser feito a partir dos 20 anos, sempre 07 dias após o início da menstruação. Já a mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas – deve ser feita anualmente por mulheres acima dos 40 anos de idade. Em alguns casos, em função do histórico familiar, de fatores genéticos ou de outros fatores, indica-se a realização do rastreamento com ressonância magnética e mamografia a partir de recomendação médica.
“Já a prevenção ao câncer de colo de útero começa com a vacinação das meninas contra o HPV. Além disso, aos 25 anos ou quando tiver atividade sexual, a mulher deve fazer exames preventivos de detecção, que são fornecidos de forma muito fácil nas unidades de saúde. Caso haja algum histórico familiar, o médico poderá dar um encaminhamento diferente, no sentido de ampliar o rastreamento e acompanhamento”, explica o médico Marcelo Nonaka Frade.
O câncer colorretal ou de intestino demanda rastreamento regular a partir dos 45 anos de idade. Essa verificação pode ser feita por meio de uma colonoscopia ou com pesquisa de sangue oculto nas fezes. Pode ocorrer adiantamento da idade, quando há casos deste tipo de câncer na família. Sempre a recomendação será repassada pelo médico.
Por fim, o câncer de pulmão pode ser prevenido com uma atitude específica: não fumar. Caso a mulher seja fumante, é possível realizar exame de imagem de rastreamento e acompanhamento preventivo.
“É importante lembrar que a prevenção começa quando temos horas de sono regular, alimentação rica em vegetais, ingesta baixa de consumo de gordura, manutenção do peso, prática de esportes, hidratação, evitar o álcool e ficar longe do cigarro. Ou seja, hábitos saudáveis assimilados na nossa rotina. Esse é um passo essencial, além da preocupação em ir ao médico regularmente e estar com os exames em dia”, destaca o médico radioterapeuta do CEONC Hospital do Câncer, doutor Marcelo Nonaka Frade.
Ainda segundo o doutor Marcelo Frade, as mulheres devem manter este perfil cultural de preocupação e de prevenção, e garantir que as novas gerações sigam com esse estilo de vida, influenciando ainda o público masculino. “As mulheres são mais preocupadas com a saúde e normalmente a grande maioria, aos pequenos sinais e mais precoces, procura serviço médico na intenção de descobrir se há algo errado. A mulher tem essa característica muito forte em nosso país e merece elogios por isso. É essencial que essa cultura siga e que elas possam influenciar também os homens, normalmente mais distantes destes cuidados preventivos”, finaliza o médico.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar