Dermatologista natural explica as práticas rotineiras para manter sua pele bem cuidada

Independentemente do tipo exato da sua pele, desenvolver uma rotina diária de cuidados pode ajudá-la a manter sua saúde geral e melhorar problemas específicos como acne, cicatrizes e manchas indesejadas. Uma rotina diária de cuidados com a pele tem algumas etapas e hábitos básicos que você pode executar uma vez durante a manhã e uma vez antes de dormir. Conhecer o seu tipo de pele, no entanto, também é importante; o uso de produtos errados pode piorar essas características indesejáveis e o ressecamento da sua pele. A Dra. Luiza Archer (@draluizaarcher), que tem ênfase em cosmetologia natural, dermatologia clínica e estética aborda a importância de exercer essas práticas rotineiras e as detalha, proporcionando um maior conhecimento e facilitando a adesão de tais hábitos.

“Essas práticas são extremamente importantes na busca por uma pele saudável, elas devem ser efetuadas, se possível, todos os dias, e demonstrarão um resultado eficaz, se feitas como se deve”, ressalta Dra. Luiza. Não são hábitos difíceis de serem exercidos e sem dúvida alguma auxiliarão no melhor cultivo de sua pele.

  • Limpeza diária. 

A Dra. explica que escolher um limpador que não deixe sua pele esticada após a lavagem é essencial. É importante limpar o rosto não mais do que duas vezes por dia, ou apenas uma vez em caso de pele seca e se não usar maquiagem. Evite lavar para ter aquela sensação de limpeza total, porquê isso significa que os óleos naturais da sua pele se foram.

  • É recomendável o uso de antioxidantes.

Um sérum com vitamina C, vitamina E, e outros ativos antioxidantes funcionará melhor pela manhã, sendo aplicado antes do protetor solar. À noite, no entanto, ativos com ação de renovação celular, como o retinol e os retinol-like, funcionam muito melhor.

  • A hidratação é imprescindível.

Mesmo tratando-se de uma pele oleosa, é necessário o uso de hidratante, ainda que a melhor escolha seja um leve, à base de gel e não comedogênico, ou que ao menos não bloqueie os poros. A pele seca pode se beneficiar de mais hidratantes à base de creme; a maioria das marcas rotulam seus produtos como gel ou creme em suas embalagens, é importante prestar atenção.

  • Use protetor solar.

É aconselhável aplicar protetor solar com FPS 30 ou no mínimo 15 minutos antes de sair para o ar livre, visto que leva um tempo para que o protetor solar seja ativado. “Tons de pele mais escuros realmente também precisam proteção solar, tanto para prevenção do câncer de pele quanto para tratamento de hipercromias pós-inflamatórias, comuns nos fototipos mais altos”, explica Dra. Luiza. É importante adquirir o protetor exato para o seu tipo de pele.

É comum algumas pessoas relatarem maravilhas referentes à truques do tipo “faça você mesmo”, como suco de limão e pasta de dentes para problemas comuns de pele, como inchaços de acne e manchas escuras. No entanto, essas práticas caseiras podem causar mais danos a longo prazo do que benefícios, danificando a barreira da pele.

“Alguns desses ingredientes podem ser naturais e econômicos, mas não são formulados para a sua pele. Mesmo que você não sinta efeitos colaterais imediatos, eles podem causar danos tardios. Não são recomendados sem orientação médica!”, orienta a Dra.

É importante ressaltar, também, que seu tipo de pele pode afetar o funcionamento dos produtos. Usar os produtos errados, mesmo quando naturais, pode causar erupções, pioras as manchas e/ou causar vermelhidões. Nesses casos, é necessário procurar um dermatologista por serem problemas que podem necessitar de tratamentos mais específicos.

Dra. Luiza citou mais algumas práticas rotineiras simplórias que podem ser adotadas:

Hidratar o corpo de dentro para fora;

Comer alimentos que façam bem à pele;

Sempre tirar a maquiagem antes de dormir;

Ter boas noites de sono;

Higienizar;

É muito importante, também, sempre de ler os rótulos dos produtos. Alguns deles, inclusive, devem ser aplicados apenas à noite. Comece uma rotina básica e simples para ver como sua pele reage, e quando estiver confortável, adicione produtos extras como esfoliantes, máscaras e tratamentos nos locais desejados, sempre cuidando para não danificar sua pele de forma alguma!

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar