Conheça os benefícios da impermeabilização de estofados e tecidos

Em ambientes domésticos e corporativos os cuidados com os tecidos dos mobiliários são essenciais para garantir a preservação e durabilidade deles. Nesse sentido a impermeabilização os protege contra eventuais acidentes e evita que sujidades penetrem nas fibras, o que pode ocasionar a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, principais responsáveis por alergias. Por não permitir aderência de poeira e umidade, o serviço também evita a formação de mofo. Com a impermeabilização feita corretamente, os tecidos ficam protegidos, a cor, maciez e textura não se alteram e assim a vida útil do estofado é prolongada.

Tecidos dos mais diversos tipos de superfícies (estofados, sofás, almofadas, cadeiras, poltronas, chaise longue, puffs e colchões), podem ser tratados. Além de melhorar significativamente a aparência do estofado, assegura mais consistência à fibra do tecido, permite a secagem fácil e rápida caso caia algum líquido e ainda não permite a ocorrência de marcas de resíduos de limpeza, como o detergente.

Mas afinal, como é feita a impermeabilização?

O impermeabilizante é um produto de alta tecnologia, desenvolvido para proteger os estofados através de uma película protetora que impede que líquidos penetrem no tecido. Sendo assim, os líquidos ficam retidos na superfície do tecido e podem ser facilmente retirados com um pano seco ou papel toalha.

Em geral, os produtos impermeabilizantes são feitos à base de água, não havendo riscos para pessoas e locais. No entanto, é importante ter atenção à composição, pois se for uma resina inflamável, pode haver risco de explosão. De qualquer forma, mesmo neste último caso, só haveria risco durante a aplicação. Após a secagem no sofá, não há mais qualquer perigo.

Se a resina impermeabilizante for aplicada de modo incorreto ou se acumular no estofado, poderão ocorrer manchas. Por esta razão é importante contratar empresas ou profissionais qualificados para executar a operação.

Durante a aplicação do impermeabilizante, é comum que um cheiro forte se espalhe e por esta razão os profissionais usam máscaras. Também é recomendado que o local permaneça com boa ventilação e livre de pessoas e pets por aproximadamente três horas. Após esse período o cheiro desaparece e não oferece incômodo ao olfato.

Todo o procedimento é feito no local, sem que seja necessário remover os estofados. A aplicação do produto é simples e rápida.

Como saber se posso impermeabilizar minha mobília?

A impermeabilização faz com que líquidos de consistência aquosa ou oleosa sejam repelidos. A maior parte dos tecidos pode contar com essa proteção, mas não todos (tecidos sintéticos como PVC e Poliuretano). Há um teste bastante simples para verificar a possibilidade de impermeabilização: se o tecido tiver capacidade de absorver água, ele poderá ser impermeabilizado.

Se for um estofado mais antigo, antes de fazer a impermeabilização é recomendável fazer sua limpeza e higienização. Empresas especializadas realizam tanto a higienização quanto a impermeabilização.

Qual a durabilidade da impermeabilização?

A proteção tem eficácia por dois a quatro anos, com esse tempo variando em função do tipo de tecido, da maneira como a aplicação foi realizada, com a frequência de uso do móvel, os tipos de líquidos derramados e os cuidados de limpeza após o tratamento, entre outros.

Como manter a impermeabilização no dia a dia?

Com a impermeabilização, os tecidos ficam protegidos contra danos causados em pequenos acidentes do dia-a-dia. Na limpeza cotidiana dos estofados, após o tratamento, deve-se utilizar apenas o aspirador de pó, duas vezes por semana. Isso será suficiente para evitar o acúmulo de poeira e outras sujidades que se acumulam. Se algum líquido for derramado, evite esfregar o tecido para não favorecer a absorção do líquido. Poucas substâncias podem ser absorvidas (tinta de caneta, urina, etc.) Mesmo para aqueles produtos líquidos que não são absorvidos, o ideal é sempre secar rapidamente.

Onde encontrar o serviço de impermeabilização de estofados e tecidos?

 Pioneira no Brasil para seleção e intermediação de diaristas e mensalistas, a Mary Help inova mais uma vez e passa a oferecer o serviço de impermeabilização de estofados e tecidos em suas unidades.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar