Medicamentos fitoterápicos, ervas e suplementos alimentares podem causar hepatotoxicidade

A hepatotoxicidade é um dano causado ao fígado determinado por várias substâncias químicas, dentre elas os medicamentos, ervas e suplementos alimentares. Isto ocorre porque o fígado é o principal órgão responsável pelo metabolismo destas substâncias. Lesões hepáticas tóxicas representam cerca de 30% das hepatites agudas em estatísticas mundiais.

“As alterações hepáticas tóxicas podem ser clinicamente assintomáticas, apresentando alterações observadas apenas a nível laboratorial até quadros de hepatite fulminante e menos comumente casos de cirrose hepática”, afirma a Dra. Fabiana Lora Campos, (CRM 20104 e RQE 14092), gastroenterologista do Hospital São Vicente.

O potencial hepatotóxico de ervas e suplementos tem sido relatado há muitos anos. Não há estatísticas precisas, mas acredita-se que 10 a 16% das lesões hepáticas tóxicas sejam determinadas por estas substâncias.

Uma das ervas bastante relacionadas ao dano hepático é o Chá Verde. Esta é uma substância extremamente difundida no mundo e pode, quando ingerido em grande quantidade, em especial sob a forma de extrato, causar hepatite aguda, com relatos de casos de hepatite fulminante.

A kava-kava, que é uma erva usada para ansiedade e insônia, apresenta vários relatos de hepatite aguda, assim como relatos de lesão fulminante.

Outras ervas utilizadas no nosso meio e que possuem potencial de fazer hepatite aguda são a Valeriana, Cáscara-sagrada, Quelidônia-maior, Sacaca, Porangaba, entre outras.

A Cavalinha, erva utilizada para várias finalidades, pode fazer lesão hepática crônica com evolução para cirrose.

O Confrei pode determinar doença hepática veno-oclusiva e insuficiência hepática grave.

Hydroxycut é um produto que tem sido utilizado para perda de peso e vem recentemente sendo relacionado a casos de insuficiência hepática, alguns evoluindo de forma grave com necessidade de transplante hepático.

“A prática da automedicação, em especial da utilização de ervas e suplementos para os mais diversos fins, desde promoção à saúde até tratamentos de doenças específicas, é extremamente comum na população e pode acarretar um dano grave ao fígado”, alerta a médica.

Precisamos lembrar que não existe nenhum tratamento para desintoxicação do fígado! A saúde do fígado depende de um estilo de vida saudável, com dieta adequada, exercícios físicos regulares, abstinência alcóolica e um pouquinho de café diariamente.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar