Diversidade e inclusão dentro das empresas: conheça histórias inspiradoras no mundo corporativo

Diversidade e inclusão têm se tornado um tema muito discutido no mundo corporativo. De um tempo para cá, a preocupação em refletir internamente a nossa sociedade é algo essencial para construir uma metodologia para todos os valores das companhias, seja qual for o setor. Entendendo que a prática não deve ser considerada uma vantagem competitiva, e sim um compromisso social para evoluir e construir um ambiente com valores e respeito a todos, a LEO Learning Brasil, empresa de soluções digitais para treinamento corporativo, destaca dois de seus profissionais de maior sucesso, que possuem histórias inspiradoras.

Para Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning, priorizar a diversidade nas empresas não é mais uma opção, é imprescindível. “Acreditamos que quando valorizamos as qualificações dos nossos talentos, independente de classe, cor ou gênero, damos espaço para que eles possam ter voz. Quando adotamos a diversidade como humanização nas companhias, refletimos o que é a sociedade de verdade e, assim, é possível notar resultados grandiosos e importantes para todas as frentes”, comenta. 

A empresa, que anunciou há menos de um mês a fusão com a E-Create e se tornou uma das maiores plataformas de aprendizagem do Brasil, sabe da importância desse assunto desde o início das suas atividades. Atualmente, são 110 colaboradores localizados em um ambiente que defende a igualdade de gênero, valoriza a diversidade étnico-racial e apoia os direitos LGBTQI+. 

“É válido destacar que na LEO Learning existem 17 líderes, sendo que apenas cinco são homens brancos e héteros. Aqui buscamos desenvolver nossos talentos para serem futuros dirigentes, e além disso, trabalhamos para que outras companhias nos enxerguem como exemplo e removam esses obstáculos que fazem parte de cultura ultrapassada”, destaca Vasconcelos.

 

Diversidade e Inclusão

A Gerente de Produtos Digitais da LEO Learning, Carol Santana, reconhece essa prática desde quando entrou na empresa, em 2013. Começou a carreira como Designer Instrucional Júnior, em dois anos passou para o nível pleno. Depois disso, virou consultora e, atualmente, é gerente e lidera uma equipe de 14 pessoas. “O mundo ainda enxerga a diversidade social diferente do mundo corporativo. Equipes mais diversas tendem a chegar em soluções melhores, já que podemos reunir diferentes experiências, pontos de vistas e performances em busca de uma melhoria do todo. Acredito que promover a diversidade na empresa não se trata apenas de contratar pessoas que sofrem algum tipo de discriminação, mas considerar verdadeiramente as habilidades profissionais deste colaborador acima de suas características ou escolhas pessoais” explica.

O mesmo aconteceu com o Diretor de Arte, Victor Hugo Batista Custódio, que desenvolveu sua carreira na LEO Learning. O profissional entrou na empresa em 2013 como Designer Júnior e hoje é responsável por uma equipe de 13 pessoas. “Já passei por situações de homofobia nas últimas empresas em que trabalhei. Hoje estou em uma empresa que me oferece um universo onde todos são respeitados, e isso faz uma enorme diferença na minha vida profissional. Os valores da empresa são ligados a não ter nenhum tipo de descriminação seja lá pelo o que for. Eu acredito e vejo que a diversidade promove um ambiente mais leve, mais criativo e motivador. Quando as empresas adotam a prática de respeito e tolerância, é oferecida a oportunidade de desenvolver talentos”, enfatiza.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar