Chega de noites mal dormidas

Dicas para dormir melhor durante a gestação

A queixa de dificuldade para dormir e a falta de sono na gestação são muito frequentes em todos os consultórios de obstetrícia e encontros de gestantes. A medida que a gestação avança as modificações no corpo afetam a qualidade do sono de muitas gestantes que passam a apresentar dificuldades para dormir. A seguir vou listar 10 sugestões para influenciar de forma positiva na qualidade do seu sono durante a gestação:

  1. O primeiro ponto para uma boa noite de sono começa com a escolha de um colchão e um travesseiro confortáveis onde a coluna permaneça o mais reta possível durante toda a noite, impedindo assim, as dores no dia seguinte e a má qualidade do sono.
  2. Procure sempre manter o quarto escuro e silencioso, ajudando no relaxamento para ter uma noite tranquila. A presença de luz, seja ela a televisão, celular, ou outro, faz com que o organismo entenda que ainda é dia e o cérebro pode parar de produzir a melatonina, o hormônio que controla o relógio biológico.
  3. Tente estabelecer uma rotina de relaxamento ao final do dia, entre 1 hora a 30 minutos antes de dormir dedique-se a atividades relaxantes; tome um banho quente, coloque uma roupa confortável, leia um livro, técnicas de meditação, ioga, massagens, ou simplesmente, escutar músicas relaxantes.
  4. A pratica frequente de exercícios mantem a mente e o corpo saudáveis, e é muito importante para a prevenção de doenças durante a gestação, porem devem ser praticadas ao longo do dia, evitando exercícios extenuantes antes de dormir.
  5. Evite o consumo de bebidas à base de cafeína; como café e refrigerante próximo a hora de dormir, além delas, evite também comer muito, ou comidas pesadas, pois a digestão na gestação é mais lenta.
  6. Algo muito característico da gestação é o aumento das idas ao banheiro, isso ocorre por 2 motivos: primeiro em virtude do aumento da quantidade de liquido circulando, o que faz com que os rins tenham que trabalhar mais, e em segundo lugar, o pelo peso que o útero exerce sobre a bexiga que não consegue segurar grandes quantidades de urina. Sendo assim, recomenda-se beber agua até 1 a 2 horas antes de ir dormir e usar o banheiro antes de deitar, tentando assim, não ter que acordar no meio da noite para ir ao banheiro.
  7. Grande parcela das gestantes queixam-se de um terrível calor noturno, algo esperado em virtude da aceleração do metabolismo durante a gestação. Caso não disponha de um ventilador, deixe ao lado da cama uma fralda de pano embebida em água fresca para se refrescar.
  8. O cheiro de lavanda, segundo pesquisas indicaram tem um poder calmante e ajuda no relaxamento, porém devemos lembrar que as gestantes têm uma sensibilidade aumentada para os odores, então estes devem ser leves e para algumas pode ate causar efeito inverso.
  9. Tenha um caderno de anotações ao lado da cama. As gestantes frequentemente tem algo em sua mente; duvidas, preocupações, listas do enxoval, que podem passar horas assombrando a sua mente e acabar atrapalhando a qualidade do sono. Tendo ao seu lado o caderno você anota o que tem a fazer ou a perguntar e libera sua mente desta preocupação.
  10. Tomar uma bebida quente antes de dormir. Este é o famoso “conselho da vovó”. Beber um chá ou leite morno contribuem para dormir melhor, pois ajudam no relaxamento. Chás como camomila, erva cidreira, erva doce e hortelã, estão liberados durante a gestação.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar