Conheça as armas secretas para combater a gordura abdominal

Ao chegar na perimenopausa ou na menopausa muitas mulheres notam uma barriga protuberante sinalizando que a meia-idade está se aproximando.  De acordo com a médica endocrinologista Daniela Fiorin Cubas isso acontece porque no climatério os níveis de estrogênio caem e, consequentemente, o depósito de gordura visceral começa a ficar mais aparente acarretando o aumento do volume abdominal. “Esse é um processo fisiológico que pode ser evitado por meio do ajuste do balanço energético, por meio de alimentação balanceada e exercícios físicos regulares”, explica.

Além das questões metabólicas relacionadas ao processo natural de envelhecimento, um estilo de vida estressante, pouco tempo para praticar exercícios físicos e alimentação inadequada são fatores que contribuem para o acúmulo de gordura abdominal. “Após a menopausa as mulheres têm o risco de desenvolver doenças cardiovasculares aumentado, aproximando-se do risco dos homens. Por isso, os cuidados com a gordura abdominal devem ser intensificados nessa fase da vida”, alerta Daniela.

Tipos de gordura abdominal 

Você pode não saber, mas existem dois tipos de gordura abdominal. O acúmulo de gordura mais superficial é conhecida como subcutânea e a visceral que fica entre os órgãos, como fígado, pâncreas e intestinos. Muita gente quer se livrar delas por motivos estéticos, mas estar atento ao tamanho da circunferência abdominal também é uma questão de saúde.

Embora mais perigosa para a saúde, a gordura visceral é mais ativa metabolicamente do que a subcutânea. Sendo assim, é mais fácil de ser eliminada do que a subcutânea. Segundo pesquisas, se o peso aumenta, a gordura visceral aumenta, pois ela se acumula primeiro. Porém, a excelente notícia é que se o peso diminui ela é a primeira a ser metabolizada pelo organismo.

Alimentos que auxiliam no combate à gordura abdominal 

Segundo a nutricionista Angela Federau alguns alimentos podem ser grandes aliados no processo de perda da gordura abdominal. “Alimentos que têm propriedades termogênicas, aceleradoras do metabolismo, diuréticas, anti oxidantes, anti inflamatórias e probióticas são excelentes coadjuvantes nas estratégias alimentares para ajudar a metabolizar a gordura abdominal”, revela Angela.

Confira os alimentos que não podem faltar na dieta de quem precisa se livrar da gordura abdominal

  • Canela, pimenta, gengibre são termogênicos e aceleram a queima da gordura através do aumento da temperatura corporal
  • Chás Amarelo, Branco e Verde são ricos em catequinas que aceleram o metabolismo
  • Vinagre de maçã, tem ação diurética e aceleradora do metabolismo
  • Frutas vermelhas são ricas em antioxidantes e aceleram a resposta metabólica e redução da gordura abdominal
  • Abacate é rico em glutationa, que regula a produção de cortisol e a resposta inflamatória do organismo
  • Chia, rica em fibras e ômega 3, reduz o inchaço abdominal e melhora a resposta metabólica
  • Probióticos: como kefir, kombucha e iogurte são excelentes reguladores intestinais, reduzindo inchaços e distensões abdominais. Além de auxiliar no controle de apetite
  • Café, estimulante e acelerador metabólico

Sugestão de Cardápio

  • Café da manhã: Iogurte Natural ou Kefir com Chia e Fruta
  • Colação: chá verde com frutas vermelhas e nuts
  • Almoço: Arroz Integral, Carne Magra, Saladas Variadas com temperos naturais (pimenta, gengibre) e vinagre de maçã
  • Lanche da Tarde: Chá Amarelo, Abacate e ovo mexido
  • Jantar: Quinoa, carne magra, vegetais no vapor e salada crua com limão e frutas secas
  • Ceia: Kombucha ou Chá Branco

Exercícios físicos são fundamentais 

Para aumentar a queima de gordura na região do abdômen, o personal trainer Renato Lobo orienta intercalar séries de abdominais com algum exercício aeróbico como polichinelos, por exemplo. “Sozinhos, os abdominais fortalecem a musculatura abdominal, mas não são capazes de queimar a gordura. Sendo assim, a diminuição de medidas pode acontecer porque ao melhorar o tônus muscular a sustentação da gordura também melhora. É como se você vestisse uma espécie de cinta modeladora natural”, explica.

Tratamentos não invasivos também ajudam a diminuir a gordura abdominal 

Além da alimentação balanceada e dos exercícios físicos existem diversos tratamentos coadjuvantes disponíveis para quem quer acelerar o processo de queima de gordura localizada.

Lipo Laser de Diodo 

A técnica consiste em esquentar a gordura localizada até que elas entrem em apoptose celular, ou seja, um processo matar as células sem agredir o organismo. Uma vez que as células morrem, não nascem novamente.  Estudos clínicos mostraram que os resultados da Lipo Laser de diodo são comparáveis aos alcançados com a cirurgia de lipoaspiração. Além disso, o equipamento é super moderno e vencedor do prestigiado Prêmio Victoire de la Beaute, em Paris, sendo reconhecido como o tratamento de emagrecimento do ano.

Tratamento disponível na Mais Lipo Laser https://www.instagram.com/maislipolaserdiodo/ 

Belactivia Super 

O Belactivia Super é um composto 100% natural que atua como regulador intestinal da saciedade, auxilia o emagrecimento e redução do inchaço abdominal. O novo nutracêutico da empresa paranaense é 100% natural, aprovado pela ANVISA e sem lactose. O lançamento da BelClinic traz farinha de feijão branco, banana verde, laranja em pó, farinha de mamão, ameixa, resveratrol, berinjela, aveia, farinha de linhaça marrom e dourada, beterraba em pó e outros ativos em sua fórmula.  O Belactivia Super emagrece porque melhora a absorção de gorduras e o funcionamento do intestino, auxiliando na queima e na eliminação da gordura.

Embalagem com 120 cápsulas vegetais de fácil absorção com 400mg – valor R$ 119,00 no site www.belclinicbrasil.com.br 

Extrato da Laranja Moro 

Estudos comprovam que o extrato da laranja Moro promove o gerenciamento do peso, o aumento da sensibilidade à insulina e a redução dos triglicerídeos e colesterol total. Um estudo publicado no conceituado Internacional Journal of Obesity mostra que o extrato de Moro pode neutralizar o ganho de peso e o acúmulo de gordura, com redução da gordura abdominal em 25 a 50% do tamanho total se comparado com o início do tratamento.

A laranja Moro é originária do sudeste da Sicília, na região em torno do vulcão Etna. A cor da polpa da laranja é de um vermelho-violeta intenso, às vezes quase preto, devido ao alto teor de antocianinas. Essas características só se desenvolvem quando laranjeiras são cultivadas nas condições climáticas e ambientais específicas dessa área na Sicília. O extrato da laranja Moro contém substâncias ativas como flavonóides, antocianidinas, ácido hidroxicinâmico e ácido ascórbico, que são capazes de modificar o metabolismo dos adipócitos (células de gordura).

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar