Programa de atividade física voltado ao diabetes também contribui na saúde do paciente com câncer

diabetes está associado ao câncer assim como a obesidade, que está relacionada a pelo menos 13 tipos de tumores. “Ao promover a saúde e a inclusão do paciente com diabetes, por meio da atividade física, existe uma contribuição direta para evitar outras doenças crônicas, como o câncer, além de contribuir significativamente com a saúde mental desse indivíduo”, declara Bruno Helman, fundador e CEO do Correndo pelo Diabetes (CPD).

Saúde mental – Diversos estudos demonstram que a prática regular de exercícios físicos melhora a condição do sono, o que afeta positivamente no humor das pessoas. Além disso, aumenta a disposição física e mental, trazendo consequências positivas também para a redução de estresse, diminuição da depressão e da ansiedade.

“Conviver com a doença, seja diabetes ou câncer e aprender a colocá-la em sua rotina diária implica em dar uma abertura para reelaborar e ressignificar o que se imaginava ser um corpo saudável e a saúde em si. Leva-se um tempo para aceitar essa nova realidade e este processo é individual. A atividade física é grande aliada nesse processo todo”, explica Dra. Priscila Pecoli, psicóloga do CPD, que tem como objetivo social estimular a prática regular de atividade física como ferramenta de promoção da saúde e inclusão da pessoa com diabetes.

O exercício físico regular faz com que esses pacientes se sintam mais conectados com o próprio corpo, suas capacidades, diminuindo as aflições e os sentimentos negativos que podem surgir desde o diagnóstico.

Dra. Priscila explica que para conviver bem com o diagnóstico é fundamental que os sentimentos em torno das novas rotinas não sejam desconsiderados, pois eles serão a referência de cada um do que é possível para a melhor convivência com a doença. É muito comum que no começo do tratamento as pessoas se sintam perdidas e confusas, dada a enorme quantidade de informações necessárias para executar bem o tratamento.

Contar com uma equipe multiprofissional, principalmente no início do tratamento, faz a diferença para que a pessoa se sinta mais confiante e tire todas as dúvidas relacionadas a ele. “No caso específico do diabetes, isso fará com que veja mais claramente os resultados de suas ações e não se frustre tanto com os equívocos que fazem parte do processo de aprendizagem sobre esta condição”, esclarece a profissional.

O Correndo Pelo Diabetes é um programa com metodologia virtual, que dá direito a vídeos exclusivos com exercícios de fortalecimento e mobilidade, planilhas mensais para treinos de caminhada e/ou corrida, acompanhamento de educadores em diabetes, encontros virtuais a cada quinze dias com alguns dos melhores profissionais de diabetes do Brasil, entre outros benefícios.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar