Cuidar da saúde ou da doença?

Outro dia li uma frase numa das redes sociais que dizia “cuide da saúde, para não cuidar da doença”, muito me chamou a atenção, pois é uma situação real na qual não pensamos. Conheço pessoas que se ocupam com o tratar da doença, pois deixaram de lado o cuidar da saúde.

Fizeram “estragos” enormes com abusos na alimentação, na bebida, no trabalho, nas relações familiares, sociais e afetivas, e hoje o corpo cobra um preço elevado para recuperar.

Fiz uma reflexão e cheguei à conclusão de que adoecemos quando preferimos alimentação desregrada e com grande concentração de produtos químicos. Quando optamos por bebida forte e constante, alegando que dá alegria, prazer e alivia o estresse.

Adoecemos quando não dormimos o suficiente para que nosso corpo descanse das atividades do dia.
Adoecemos quando escolhemos trabalhar muito, em busca de sucesso, reconhecimento e dinheiro, esquecendo que isso é importante, mas a vida vem em primeiro lugar.

Adoecemos quando não fazemos o que gostamos, contando as horas, os dias ou esperando o fim de semana para sentir prazer em atividades nas quais nos sentimos vivos.

Adoecemos quando falamos de episódios negativos ao invés de falar de fatos positivos, alegres e que nos proporcionam sentimentos de felicidade.

Adoecemos quando nos relacionamos com pessoas tóxicas, que sugam nossa energia e nos fazem pensar minimamente.

Adoecemos quando optamos pela solidão, deixando as pessoas de lado por que o objetivo é ter e não ser.
Cuidar da saúde quer dizer atentar-se para os aspectos físicos, emocionais e relacionais. Quanto mais cuidado com a saúde, menos se tem doença.

Com o cuidado da doença também podemos ter paz, pois cuidar dela é procurar entender o que acontece, fazer exames, tomar os medicamentos necessários e acima de tudo estar em paz com ela, dentro do limite e das restrições que ela impõe.

Temos liberdade de escolha: cuidar da saúde ou da doença, você escolhe.

 

Jocely Burda, coordenadora do curso de Psicologia da Estácio Curitiba

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar