Dicas para planejar sua cirurgia plástica em 2021 – Afina Menina

Dicas para planejar sua cirurgia plástica em 2021

Com o cancelamento das cirurgias eletivas, médico ensina como preparar o corpo para realizar o procedimento no próximo ano

A Secretaria de Estado da Saúde publicou a Resolução nº 013/2021, que determina a suspensão das cirurgias eletivas nas redes do Sistema Único de Saúde (SUS) e particular por mais 30 dias, considerando o crescimento de casos de Covid-19 e a ocupação de leitos de UTI e de enfermaria no Paraná. A nova Resolução revoga a anterior, de nº 1412/2020, que já suspendia a realização das cirurgias eletivas entre 1º e 31 de dezembro de 2020. O cirurgião plástico, Bruno Legnani, alerta para alguns cuidados nas férias e festas de fim de ano para não comprometer a cirurgia, quando for realizada.

“Neste período, é comum o aumento da ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, que inflamam o corpo e comprometem o resultado da operação”, afirma.

O aumento de peso compromete diretamente o resultado final da cirurgia e pós-operatório, principalmente nos casos de procedimentos corporais, como lipoaspiração e abdominoplastia. O médico indica seguir uma dieta equilibrada e, caso esteja acima do peso, fazer uma dieta mais rigorosa, com auxílio de um profissional. “Perder peso traz a redução dos triglicérides, redução da adesão plaquetária, melhora da condição do sistema arterial e venoso, reduz os riscos de trombose e melhora da condição cardíaca e respiratória” afirma. “Todos esses fatores contribuem para uma cirurgia segura e uma melhor recuperação”, completa.

Veja mais  Confira cinco dicas para evitar manchas na pele após a depilação

Foi comprovado que a Vitamina D mantém o sistema imunológico forte, portanto, tomar sol por pelo menos 10 minutos antes das 10h da manhã já contribui para manter a imunidade em dia. Porém, tomar sol também pode atrapalhar o processo de cicatrização. “O sol pode causar aumento do inchaço, vermelhidão, aumento da dor, desconforto e aparecimento de pigmentação nas cicatrizes e manchas na pele”, alerta. A indicação é não tomar sol pelo menos cinco dias antes do procedimento e após, ver qual é a indicação do médico, que irá avaliar os riscos e indicar um período seguro longe do sol.

Veja mais  Cirurgia plástica em jovens cresceu 141% nos últimos 10 anos

Uma vida em equilíbrio, com alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos constantes traz maior segurança para qualquer procedimento cirúrgico. “Beber água e cuidar da mente também são importantes para manter o corpo em equilíbrio e para o resultado de qualquer cirurgia plástica”, finaliza Legnani.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *