5 hábitos que melhoram a fertilidade

A infertilidade atinge aproximadamente 15% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), isto é, um em cada cinco casais tem problemas para engravidar, precisando de ajuda especializada. Estima-se que só no Brasil 8 milhões de pessoas têm problemas para engravidar naturalmente.

O caminho para a maternidade às vezes pode ser um grande desafio. Mas, saiba que você não está sozinho!

Felizmente, existem algumas maneiras naturais de aumentar a fertilidade. Os ginecologistas e obstetras Dr. Erica e Dr. Domingos Mantelli listaram cinco delas abaixo. Tome nota!

Alimentos ricos em antioxidantes:
Antioxidantes como folato e zinco podem melhorar a fertilidade para homens e mulheres. Eles desativam os radicais livres em seu corpo, que podem danificar espermatozoides e óvulos. Alimentos como frutas, vegetais, nozes e grãos estão repletos deles.

Evite gorduras trans:
Comer gorduras saudáveis todos os dias é importante para aumentar a fertilidade e a saúde geral. No entanto, as gorduras trans — presentes em algumas margarinas, alimentos fritos e produtos processados — estão associadas a um risco aumentado de infertilidade ovulatória.

Coma mais fibras:
As fibras ajudam o corpo a se livrar do excesso de hormônios e a manter o equilíbrio do açúcar no sangue. Certos tipos de fibra podem ajudar a remover o excesso de estrogênio, ligando-se a ele nos intestinos.

Troque as fontes de proteína:
Substituir algumas proteínas animais (como carne, peixe e ovos) por fontes de proteína vegetal (como feijão, nozes e sementes) está relacionado a um risco reduzido de infertilidade. Um estudo mostrou que quando 5% do total de calorias vieram de proteína vegetal em vez de proteína animal, o risco de infertilidade ovulatória diminuiu em mais de 50%.

Seja ativo:

O exercício tem muitos benefícios para a saúde, incluindo melhora da fertilidade. O aumento da atividade física moderada tem efeitos positivos sobre a fertilidade para mulheres e homens, especialmente àqueles com obesidade.

Por isso, se você está tentando engravidar, é importante que comece a fazer escolhas nutricionais e de estilo de vida saudáveis ​​hoje! E caso precise, existem clínicas especializadas que oferecem todo apoio e tratamentos avançados.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar