E 2020 chega ao fim!

O ano de 2020 chegou ao fim, ano de tantas privações, perdas, cautelas e desafios, mas todo final de ano é momento de alegria para uns, tristeza para outros. Despedidas, para que se possa encerrar um ciclo e iniciar outro que sempre envolvem muitos desejos e promessas, realmente é o momento de rever a vida.

De forma geral, as pessoas correm para encerrar aquilo que não conseguiram concluir durante o ano e que não querem deixar para depois. Mas este ano está sendo diferente, pois só o fato de estar vivo é de se agradecer e agradecer muito, após tantos momentos difíceis e perdas.

Nesta época de reflexão e novos planos, há necessidade de refletir sobre o plano de ação que, provavelmente, muitos elaboraram no início do ano, porém não conseguiram realizar em 2020, e este ano não foi por falta de seus esforços, mas pela impossibilidade universal, que fugiu do controle de todos. Neste momento de revisão algumas pessoas simplesmente passaram por nossas vidas, outras se foram depois de tanto tempo, e outras ainda nos deixaram mesmo que não quiséssemos.

Coisas materiais quebraram, se desmancharam, se perderam, mas as pessoas que estão próximas e que fazem toda a diferença não se quebram, nem se desmancham, mas podem se perder num sopro. O significado da vida está relacionado com quem temos por perto, quem está nos ouvindo e quem ouvimos. Quem nos deixa feliz ou triste, então para encerrar este ciclo, deixo algumas dicas:

  • Agradeça a cada minuto sua vida e a vida dos seus queridos.
  • Fique mais tempo com as pessoas que te fazem bem.
  • Tire de seu coração as amarguras e ódio.
  • Pense positivo.
  • Dedique um tempo maior para você.

Para o novo ano, desejo que tenha cada vez mais pessoas perto de você, pessoas que considera, pessoas que te fazem bem, que te elevam enquanto ser humano e que te fazem ser cada vez melhor.

E que venha 2021!

Jocely Burda, coordenadora do curso de Psicologia da Estácio Curitiba

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar