Como usar os dias de preguiça a favor da sua produtividade

Ter aquele day off para descansar, ficar à toa no sofá trocando os canais da televisão ou rolando os feeds sem fim das redes sociais, são algumas das atividades que todos devem ter pelo menos uma vez na semana.

Muitas vezes a sensação de não querer levantar da cama e ir trabalhar pode não ser um sinal de preguiça, mas sim de exaustão.

Essa sensação pode ser causada pela sobrecarga e cansaço de dias e dias de trabalho e muita produção. Para esse cansaço se esvair é preciso tempo, e isso vale para todas as pessoas de todos os departamentos.

Dar uma pausa para si mesmo é mais do que necessário. Afinal, para manter uma boa produtividade, é primordial que a pessoa esteja bem consigo mesma e com as coisas à sua volta.

Esse momento pode – e deve – ser feito para descansar a mente e o corpo de toda uma rotina de trabalho e estudos, mas deve-se ficar atento. A preguiça quando colocada na frente de tarefas se torna perigosa.

Porém, não é necessário se cobrar tanto para ser produtivo, esteja certo de que sua saúde mental está bem, ela é o ponto chave para você conseguir realizar o seu trabalho com máxima qualidade.

Utilizar desse momento “preguiça” à favor da sua produtividade também é estar sendo produtivo.

A preguiça pode ser tratada de forma improdutiva e produtiva, já que tirar um tempinho para si mesmo pode melhorar a sua capacidade de concentração e memória.

Como aproveitar os momentos de preguiça de forma produtiva?

Para ter uma melhora no seu desempenho profissional e também não deixar de lado os seus momentos de lazer, existem algumas dicas que podem te ajudar e facilitar ainda mais a sua vida.

Exercícios de respiração

Aposte em exercícios que beneficiem sua respiração e foque nesse momento. Isso mesmo, a respiração ligada com o relaxamento podem produzir grandes efeitos na saúde, sendo capaz de diminuir o estresse causado por longas jornadas de trabalho.

Meditação e yoga são táticas que muitas pessoas investem e conseguem bons resultados!

Coloque o seu sono em dia

Você pode estar cansado de ouvir, mas uma boa noite de sono pode fazer milagres, pois é o momento em que o cérebro “desliga” e você o descansa.

Até mesmo aquela soneca depois do almoço pode te ajudar a ser mais produtivo, isso porque o cérebro automaticamente fica ativo e termina por melhorar nossa capacidade de aprendizado.

Mantenha a circulação sanguínea ativada

Quando passamos muito do nosso tempo em pé ou sentados na mesma posição pode afetar diretamente a circulação do sangue nos membros inferiores.

Como consequência da falta de movimentos, sentimos cansaço e até dores nas pernas, o que pode ser um quadro mais grave para quem possui problemas como varizes e retenção de líquido.

Um ponto importante para conseguir manter-se bem é deitar e colocar as pernas para o alto. Isso ajuda na circulação do sangue no corpo, então retire 15 minutinhos para conseguir evitar essas dores desagradáveis.

Momentos de descanso influenciam no humor

Quando estamos muito sobrecarregados e cansados, nosso humor pode começar a ficar ríspido e, como resultado, não conseguimos às vezes nos comunicarmos tão bem.

O relaxamento auxilia muito na parte emocional do ser humano. Uma pausa dos problemas e obrigações pode resultar na liberação de serotonina.

Serotonina nada mais é do que um hormônio que está ligado diretamente com o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco e até mesmo as funções intelectuais.

Quando você dá um tempo, mesmo fazendo nada além de estar deitado e desfrutando da sua “folga”, o seu humor pode mudar da água para o vinho, trazendo mais energia para o seu corpo.

Saiba os seus limites

Entender quais são os seus limites, tanto físicos quanto mentais, é o ponto chave para descobrir quando você deve dar uma pausa de toda a rotina.

Quando você está cansado, o cérebro não trabalha de uma forma criativa, pois ele está cansado e você pode acabar ficando mais e mais estressado.

Mesmo que você esteja em home office ou no escritório, é preciso se dar um tempo, isso irá lhe ajudar a voltar a ser produtivo. Não se force, não se cobre e mantenha o seu ritmo normal, nenhum ser humano consegue ser produtivo 100% do tempo.

Separe o urgente do importante

Se você possui tarefas inadiáveis, separe seus momentos de realizá-las. Coloque em uma escala de prioridades.

O que é importante? O que é urgente? Existem horários e datas para serem entregues? Coloque tudo na balança para evitar a sobrecarga dos seus afazeres.

Se possui alguma coisa para fazer e ela não for considerada nem importante, nem urgente, deixe para se preocupar em realizar em um momento que todas as suas outras prioridades estejam concluídas.

Não se apegue as coisas que não devem estar em sua lista de prioridades, isso só irá aumentar sua ansiedade.

Não faça do trabalho o centro da sua vida

É importante que sua vida não seja completamente baseada na sua área profissional. Como já explicado acima, os seres humanos devem ter seus tempos de pausa.

Ou seja, evite passar tempos demais nas jornadas de trabalho, estabeleça horários para o trabalho e horários para o descanso mental e não abra mão dele.

Uma boa aposta também hoje em dia é o que chamamos de empresa de medicina ocupacional, ela funciona especialmente para a relação colaborador e empresa, não somente em casos de acidente, mas visando também na saúde e qualidade de vida.

Essa é a garantia que sua jornada de trabalho não será ultrapassada, visando que se acontecer, a empresa pode acabar sendo multada, o que mostra um grande amadurecimento das empresas.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar