Como identificar o biotipo do seu corpo

A genética que todos nós carregamos corresponde a uma série de características somadas a um metabolismo específico. Todo biotipo corporal é resultante dessas combinações.

Contudo, ainda que com suas particularidades, é possível traçar certas semelhanças ou aspectos que podem ser repetidos como um possível padrão entre as pessoas, visivelmente na aparência física.

Desta forma, o termo que é relativamente novo, foi criado pelo americano William Sheldon, dando origem ao sentido da palavra biotipo.

O mesmo chegou à conclusão de que as características físicas eram herdadas geneticamente e poderiam ser classificadas em três grupos: ectomorfos, endomorfos e mesomorfos.

Caso você já tenha ouvido falar sobre esses grupos, sabe indicar qual é o seu? Primeiramente, iremos definir o que é biotipo e quais são os seus tipos.

O que é biotipo?

O biotipo nada mais é do que o modelo físico que cada corpo humano apresenta, por determinação de alguns fatores que variam de pessoa para pessoa. As características mais relevantes que apontam o biotipoo:

Constituição óssea

Formada por duas partes, orgânica e inorgânica, os ossos garantem a maior parte de sustentação do corpo humano.

A parte orgânica é estruturada por 90% de colágeno e por uma substância que contém proteínas.

Já a inorgânica é predominante e tem a sua composição por cristais de hidroxiapatita, que dão maior resistência aos ossos e são formadas por sais minerais como cálcio e fósforo.

Massa muscular

A massa muscular é o famoso conjunto de 639 músculos que compõem o corpo humano para auxiliar nos movimentos voluntários e involuntários.

Metabolismo

O metabolismo pode ser definido como um conjunto de transformações ativas em um organismo vivo. Possuem reações de síntese chamadas de anabolismo e reações de desassimilação que liberam energia, reconhecida por catabolismo.

Apesar do biotipo corresponder em boa parte da aparência das pessoas, o visual pode sofrer interferências de acordo com alguns hábitos, como a alimentação e a prática de exercícios físicos.

Sendo assim, definir o biotipo é muito importante para analisar a estratégia a ser adotada e assim, atingir as metas de maneira rápida e fácil.

Logo, é possível evitar dietas e treinos sem sentido que não correspondem nem mesmo à expectativa, tampouco aos resultados esperados.

Além disso, entender o próprio biotipo contribui para o autoconhecimento na hora de se vestir e comprar roupas, a exemplo de uma calça legging, que depende muito da tabela de medidas para que se acerte a numeração da peça.

Mas afinal, qual é o meu biotipo?

Conforme já visto, a partir dos amplos atributos de metabolismo, massa muscular e formação óssea, é possível categorizar os três biotipos.

É interessante conhecer cada um e saber em qual você se enquadra melhor. Dessa forma, o plano de exercícios e dieta a serem seguidos na sua rotina esportiva serão mais assertivos.

O corpo sempre se adapta a muitas mudanças, tipos de exercícios e dietas. É por isso que se destaca a impossibilidade de determinar qualquer biotipo com base apenas no aspecto visual.

Consequentemente, é válido lembrar que é indispensável a análise de um profissional competente, para que se tenha o devido parecer a partir de uma avaliação correta do corpo.

Corpo ectomorfo

Pense naquele tipo magrinho, que come de tudo a todo momento mas que, por algum motivo, parece não ganhar nenhum peso, nem de gordura ou de massa magra.

Assim são as pessoas de corpo ectomorfo. Elas possuem o metabolismo acelerado e quase sempre têm dificuldade no ganho de peso, em qualquer que seja a situação, pois queimam calorias muito rápido.

A aparência que descreve esse tipo de corpo é de uma pessoa magra com ombros curtos, pernas e braços finos e compridos, cintura e quadril estreitos, peitoral plano e ossos pouco densos.

Avaliando os atletas que se enquadram nesta categoria, entende-se que eles precisam ingerir uma alta quantidade de calorias, para suprir suas necessidades e assim, para ganhar peso, o organismo precisa estar muito bem alimentado para não emagrecer.

Desta forma, são aconselhados treinos curtos, todavia de alta intensidade para conseguir alcançar as metas traçadas.

Corpo endomorfo

Os endomorfos são o extremo oposto. Dispõe de um metabolismo lento que facilita o ganho de peso, sendo o maior problema desse tipo físico a tentativa de perda de gordura.

Na grande maioria das vezes são pessoas de braços finos, com cintura e quadris arredondados, então a região mais tonificada e forte está localizada nos membros inferiores.

Neste caso, as pessoas que se encaixam no padrão citado, normalmente tem um corpo de estética mais convexa, e por isso, ganham gordura e músculo com extrema facilidade, se tornando muito difícil para perder gordura, já que o metabolismo é lento.

Mesmo com as pernas largas, esse biotipo apresenta enorme potencial para realizar exercícios com as pernas, lembrando que o corpo endomorfo tem dificuldade para definir os músculos.

Sendo assim, as atividades recomendadas para um bom desempenho são as modalidades aeróbicas, como corrida, natação e entre outras.

Mas também podem se investir em exercícios com peso, ainda que o resultado não seja o mesmo para quem é mesomorfo, por exemplo.

Uma peculiaridade para o tipo de corpo endomorfo é que boa parte do peso ganho vem em forma de gordura, por isso é interessante apostar em atividades que vão solicitar essa reserva de energia para consumi-la.

Com esse tipo de corpo, o organismo responde bem à alimentação, então ele consegue assimilar claramente as proteínas, não sendo necessário o uso de qualquer suplemento na alimentação.

Corpo mesomorfo

Por fim, os mesomorfos que, para muitos, são considerados privilegiados, uma vez que têm facilidade para ganhar massa magra e não têm muito problema para emagrecer.

Por terem uma boa densidade óssea, eles possuem grande força e apresentam resultados rápidos em atividades como a musculação.

o naturalmente fortes, o que ajuda na construção dos músculos que são bem definidos, logo a característica de corpo atlético surge com mais precisão nesse biotipo.

Caracterizado por um formato retangular, se mostra resistente. Contudo, como também apresentam facilidade para ganhar peso de todas as formas, é bom tomar cuidado com a ingestão em excesso de calorias, pois o ganho é mais fácil que os ectomorfos.

Por terem essa característica em relação ao peso, também são recomendadas atividades principalmente cardiovasculares para desafiar a resistência, além de ser uma ótima opção para queimar as calorias.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar