Pandemia X Vestibulares: atenção ao estresse e ansiedade do estudante

A preparação para o vestibular normalmente envolve ansiedade, estresse e diversos desafios aos estudantes, pois estão entrando na fase adulta e realizando a escolha de uma profissão a ser seguida. E nesse ano de 2020, por conta de todas as mudanças vividas devido a pandemia, com isolamento social, aulas 100% online e toda adaptação sofrida, esses sentimentos foram intensificados pelos alunos do 3º. Ano do Ensino Médio e vestibulandos.

Logo no mês de março, a suspensão das aulas foi repentina, e muitas escolas precisaram se adaptar a uma nova realidade. Algumas com rapidez, outras nem tanto. “Todas essas mudanças abalaram o emocional dos alunos, intensificando a ansiedade, o estresse e a pressão no vestibulando. Na sala de aula presencial havia a presença dos professores e colegas que amenizavam a ansiedade, já online, é o aluno com ele mesmo”, explica a psicóloga clínica que segue a abordagem da Psicoterapia Positiva Luciana Deutscher.

Segundo Luciana é preciso entender o que passa na cabeça desses jovens, “muitos são imaturos, e a época do vestibular é uma pressão, e muitos pais exigem resultados, principalmente a aprovação em uma determinada faculdade”, avalia. “Por isso, é muito importante que o jovem crie uma rotina, de estudo e de lazer. Em tempos de isolamento, lazer significa assistir um bom filme, uma série, fazer exercícios, mudar o foco do estudo, algo prazeroso”, salienta.

“A velha máxima de cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos nesse ano em especial é mais importante ainda e com as limitações que estamos vivendo é preciso de novo se adaptar: fazer exercícios em casa com ajuda da tecnologia aplicativos, personal on-line, tutoriais, caminhadas ao ar livre com máscara e mantendo o distanciamento, até subir e descer as escadas algumas vezes já fará diferença pro seu corpo, e ajudará na concentração para os estudos na reta final”, enaltece Luciana.

Para Luciana o vestibulando deve incluir no início do seu dia, antes de começar os estudos, pelo menos três minutos para parar, respirar fundo, estando atento a entrada e saída do ar. “A consciência corporal que temos quando fazemos esse simples exercício é imensamente benéfica para o corpo e para mente, além de trazer o foco para o momento presente. E cada vez que o aluno, durante o estudo, se perceber desatento, cansado e sem foco, deve dar uma pausa. Levantar-se, dar uma volta pela casa, respirar e então retornar às atividades”, pontua.

“É preciso lembrar sempre que o ano está sendo atípico para todos. O mundo inteiro está passando pelas mesmas dúvidas, medos e angústias, mesmo assim, é necessário um extremo cuidado com as autocobranças para que os limites não sejam excedidos”, reforça Luciana.

 Sobre os Vestibulares

As universidades federais e estaduais do Paraná definiram o calendário das provas devido a pandemia do novo coronavírus. A UFPR adiou a primeira fase do vestibular 2020/21 para 28 de fevereiro. Segundo a instituição, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão definiu ainda que as provas da segunda fase devem ocorrer nos dias 18 e 19 de abril.

Já a Universidade Estadual de Londrina – UEL, a prova será realizada em uma única fase, em 14 de março de 2021, com 50 questões objetivas e a redação.

As provas do vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que estavam previstas para 6 e 7 de dezembro de 2020, foram adiadas para 7 e 8 de março de 2021.

A UEM (Universidade Estadual de Maringá), o vestibular 2020, inicialmente previsto para os dias 7 e 8 de fevereiro de 2021, foi transferido para os dias 21 e 22 de março de 2021.

 

 

 

 

 

 

 

Luciana Deutscher, psicóloga clínica

Crédito: Valterci Santos

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar