Como atravessar as festas de fim de ano sem descuidar da alimentação

Dezembro chegou e com ele as festas de fim de ano. Apesar do distanciamento social, decorrente da pandemia do novo coronavírus, o último mês do ano sempre vem repleto de motivos para celebrar com comida e bebida, mesmo que seja com a família mais próxima. “Eu costumo dizer que a alimentação nas festas de fim de ano não tem exatamente propriedades nutricionais, mas tem um grande poder emocional. É nesse momento do ano que tiramos um tempo para confraternizar com nossos amigos, familiares e colegas de trabalho, geralmente, ao redor da mesa”, afirma Angela Federau, nutricionista.

Para poder atravessar as festas de fim de ano sem descuidar da alimentação, a nutricionista dá dicas para manter o foco na saúde neste período. “Percebi no consultório que muitas pessoas já ganharam algum peso ao longo do ano por causa da pandemia. Então, esse momento pede um pouco mais de moderação, mas também não é necessário se privar de tudo. O ideal é achar o equilíbrio e praticar uma alimentação consciente para que o objetivo de perder ou manter o peso não fique ainda mais distante nesta época”, comenta Angela.

Estabeleça objetivos e metas realistas 

Algumas pessoas se preocupam com o corpo somente às vésperas do verão e traçam metas irreais ou se apegam a promessas milagrosas. O emagrecimento é um jornada e traçar objetivos externos como emagrecer para um evento pode ajudar a colocar um prazo para conclusão. Estabelecer pequenas metas durante o processo também ajuda a não perder o foco no processo.

Evite as pequenas sabotagens do dia a dia 

“Pare de sabotar seu processo de emagrecimento, tente evitar usar a comida como uma forma de lidar com a ansiedade”, alerta a nutricionista. Segundo Angela é preciso entender melhor qual é o motivo do comer compulsivo. Às vezes, a pessoa precisa apenas conversar e não comer.

Pare de culpar o metabolismo 

A nutricionista é categórica em afirmar que metabolismo lento não existe. Pois o metabolismo não age, ele reage a estímulos. Por isso se o metabolismo parou de reagir a determinado estímulo é necessário mudar para obter resultados mais efetivos.

Respeite a saciedade

Coloque a comida no prato, coma devagar e evite ficar em pé beliscando para não perder a noção da quantidade ingerida. “Pergunte a si mesmo se precisa de duas sobremesas ou comer até se sentir mal? Lembre-se que você tem o total poder de escolher o que e quanto você vai comer”, ensina.

Modere o consumo de bebida alcoólica

As pessoas se preocupam tanto com a alimentação, mas esquecem que as bebidas alcoólicas são altamente calóricas. “Só para ter uma ideia, 1g de carboidrato ou proteína tem 4 cal, 1 g de gordura tem 9 cal e de álcool tem 7 cal. Então, o problema da cerveja não é bem a cevada que tem 4 cal a grama”, explica Angela.

Mantenha-se ativo 

Faça uma caminhada, brinque com as crianças, pratique algum esporte. Ficar ativo mesmo durante um evento e outro é muito importante para manter o equilíbrio energético.

“A ideia não é passar as festas de fim de ano contando calorias, porém, é interessante ter em mente que comer de forma consciente é uma prática que pode e deve acompanhar a pessoa ao longo da vida. Sendo assim, não será um evento ou outro que vai colocar tudo a perder”, finaliza Angela Federau.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar