Cabelos saudáveis no verão

Aproveitar as delícias do verão, seja na praia ou piscina, exigem alguns cuidados, inclusive com os cabelos. Assim como com a pele, o sol intenso é agressivo para os fios. Por isso a dermatologista especialista em tricologia Andrea Frange, da Clínica Luciana Garbelini de São Paulo, destaca alguns cuidados simples e práticos que vão ajudar o cabelo a não sentir tanto os efeitos da época mais quente do ano.

Protetor solar deve ser um dos primeiros itens da lista de cuidados diários, e no verão, o uso desse produto é ainda mais importante. Mas, a proteção solar não deve se limitar à pele. “Principalmente nesse período é interessante buscar por filtros de uso capilar. Ou pelo menos passar um protetor térmico para evitar os danos que a exposição ao sol pode trazer aos fios”, diz a especialista.

Além disso, a dermatologista recomenda aproveitar os dias quentes para deixar de lado o uso de secadores ou qualquer aparelho com fonte de calor. “O calor pode levar a quebra, ressecamento e pontas duplas, além da perda de queratina. A redução dessa substância que compõe o córtex dos fios pode resultar em seu afinamento, e como uma das consequências temos o aumento do frizz”. No entanto, a tricologista acrescenta: “Na hora de dormir, melhor secar os fios usando uma fonte de calor artificial do que ficar com eles molhados.”

Que calor!

Prender o cabelo – de forma suave, sem muita tração e se preocupando em escolher um prendedor adequado – pode ser uma alternativa tanto para refrescar quanto para que os fios não fiquem muito em contato com o suor. “Os sais do suor, de certa forma, acabam prejudicando um pouco a saúde do cabelo”, explica a médica.

Ampliar a frequência das lavagens pode ser outro ponto interessante. A prática, além de ser mais uma forma de aliviar o calor, ajuda principalmente para quem tem cabelos oleosos. “Dê preferência para uma temperatura de morna para fria. A água quente estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, piorando a oleosidade do couro cabeludo e aumentando o ressecamento da haste dos fios.”

Andrea destaca ainda que lavar o cabelo mais vezes, associado com o calor da estação, exige alguns cuidados mais específicos. Por isso a importância de sentir a necessidade do cabelo e investir em produtos de acordo com essa percepção e próprios para cada tipo de cabelo. A especialista indica fazer um rodízio com produtos que tenham óleos vegetais, inclusive usando óleo de coco em natura, para promover a nutrição, e cremes com queratina para a reconstrução. “Assim, é possível atender as principais carências que os fios podem sofrer durante esse período.” E lembra: “Inicie com a lavagem. Ela deve ser feita de maneira delicada no couro, não necessariamente se estendendo para os fios, porque pode ressecá-los. Em seguida retire apenas o excesso de umidade e aplique a máscara ou creme só no comprimento. Deixe agir o tempo indicado na embalagem ou por cerca de 20 minutos”.

Couro cabeludo: também é importante se preocupar!

Pode parecer estranho, mas para pessoas que tem uma quantidade menor de cabelo ou os fios são finos, expondo o couro, é importante passar protetor solar nas áreas que ficam descobertas para evitar a queimadura da pele dessa região. Além disso, Dra.Andrea explica que é importante usar algum tipo de proteção física, dando preferência para bonés e chapéus que cobrem a cabeça como um todo, sendo mais uma proteção para os fios. Outra dica é buscar nesses acessórios um tecido especial que tem proteção FPS em sua composição.

Já para um detox de resíduos tanto do couro cabeludo quanto dos fios, Dra. Andrea indica shampoos anti-resíduos ou com surfactantes. “Também existem no mercado shampoos com microesferas que funcionam como esfoliantes. Mas é preciso usar com moderação para evitar o ressecamento do couro e do comprimento.”

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar