Conheça alguns dos benefícios da atividade física para o aumento da qualidade de vida

Praticar atividades físicas regularmente é essencial para garantir uma melhor qualidade de vida. É o que aponta o livro “Diretrizes do American College of Sports Medicine” já na sua 10ª edição e com versão em português. Escrito por 45 colaboradores e baseado em 145 estudos científicos, o livro comprova que a atividade física não é perigosa e não oferece risco à saúde.

O importante é estar em movimento e, para isso, atividades simples como varrer a casa, andar com o cachorro, usar as escadas ao invés dos elevadores, andar mais a pé e carregar as sacolas do supermercado já são consideradas importantes para se ter uma vida mais ativa. Afinal, quando somos mais ativos, estamos menos suscetíveis às doenças, melhorando a nossa saúde de uma forma integral.

Segundo André Pedrinelli, médico especialista em Medicina do Esporte e em Ortopedia e Traumatologia, devemos procurar sempre atividades que movimentem o nosso corpo. “Não é o ideal frequentar a academia duas vezes na semana e nas atividades diárias termos um comportamento totalmente sedentário. As atividades físicas, sejam elas regradas ou do dia a dia, devem ser um estilo de vida que adotamos com o intuito de ter uma vida mais saudável”, explica ele.

Atletas de final de semana

André Pedrinelli explica que o recomendável, tanto podem ser a prática de atividades físicas regradas (aquelas que tem uma frequência de 30 a 45 minutos de duas a três vezes por semana) como a prática de atividades aditivas do dia a dia, como as mencionadas anteriormente.

Porém, muitas pessoas têm dificuldades de fazerem atividades regradas durante a semana, deixando para praticar exercícios físicos somente aos finais de semana. São os famosos rachões aos sábados, a pedalada com a família aos domingos, a corrida no parque e por aí vai. “Se você não tem oportunidade de praticar atividade ao longo da semana e o único momento disponível é o sábado ou o domingo, tudo bem. Melhor fazer alguma atividade, do que ser 100% sedentário. Mas é importante tomar certos cuidados com a intensidade desses exercícios para não sofrer qualquer tipo de lesão”, explica Pedrinelli.

Ele conta que o corpo precisa de uma determinada quantidade de treinamento e frequência da atividade para se acostumar aos movimentos. Com a regularidade dos exercícios praticados, o próprio organismo já vai entendendo quais movimentos serão feitos, quais partes do corpo exigem mais atenção e vai desenvolvendo os seus mecanismos de defesa e adaptação. “O corpo humano é um grande computador e tudo está conectado. Quando praticamos com regularidade, as cadeias motoras já estão mais bem sincronizadas, a vascularização dos seus tecidos já é mais adequada, nutrindo melhor os seus músculos, protegendo o organismo e diminuindo o risco de lesões”, acrescenta.

Alguns dos benefícios da prática regular de atividade física:

  • Melhora o ritmo do seu metabolismo
  • Diminuição dos efeitos do estresse
  • Maior vigor e vontade para realizar as atividades diárias
  • Melhora na relação interpessoal
  • Melhora na autoestima
  • Melhora a qualidade do sono

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar