As diferentes gerações

Pensar em nossos relacionamentos atuais é salutar, pois convivemos com pessoas de todas as idades. Sabemos também, que nesta convivência, e com a diferença de idade convivemos com características de gerações desiguais, que revelam atributos peculiares de cada uma delas. Para entender como as relações podem se adequar entre elas, aqui vai uma rápida descrição de cada geração.

Inicio com a geração Baby Boomer denominada de “explosão de bebês”, aquela que surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Caracteriza-se por pessoas que gostam de estabilidade, presam por seus valores, e muito se estabelece pelo apego familiar e profissional. Preferem ser reconhecidas por sua experiência de vida e capacidade de resolução de problemas. Conhecidos também como autores da era “paz e amor”, pois são aversivos aos conflitos.
Na sequência aparece a geração X, filhos dos Baby Boomer, nascidos entre 1960 e 1980.

São indivíduos mais ativos e felizes do que a geração antecessora, alcançaram um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Influenciados pela TV, buscam tranquilidade, equilíbrio e a realização dos desejos materiais e pessoais. Hoje uma geração mais insegura com tantas novidades tecnológicas.

A Geração Y, nasce no início do avanço econômico e tecnológico, era dos computadores e com isso é apontada por ser mais realista e por ter maior interesse em autonomia. Revela capacidade por fazer várias coisas ao mesmo tempo, e um anseio constante por novas experiencias, preferem movimento constante.

Já a Geração Z é definida por pessoas nascidas entre a metade dos anos 1990 até o início do ano 2010, vieram ao mundo em plena mudança de século. São muito digitais, pois nasceram na época da tecnologia. Também são mais voltados às novidades, liberdade, flexibilidade e dinamismo.

Eles têm expectativas diferenciadas em relação ao trabalho e a vida pessoal. Preocupam-se menos com suas relações interpessoais, pois estão ligados na Internet e seu pensamento está mais voltado para melhoria do mundo.
A geração atual, classificada como a Geração Alpha, que são os nascidos depois de 2010, nasceram com o celular na mão, mas ainda temos uma grande pergunta, como será seu comportamento? Quais serão suas intenções, forma de agir e forma de olhar o mundo?

Cabe a cada um de nós ter atenção, respeito e flexibilidade para atuar nos diversos ambientes com tantas diferenças e peculiaridades. Adaptação é a palavra de ordem!

Jocely Burda, Coordenadora do curso de Psicologia da Estácio Curitiba

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar