“Árvore da Vida” conforta e consola pacientes e familiares no Hospital Dona Helena, em Joinville (SC)
Em novembro, a imagem de uma árvore foi colocada na parede da capela do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC). Os pais que frequentam a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e a equipe profissional são estimulados a preenchê-la com flores e pássaros. A ação foi denominada como “Árvore da Vida”. “O intuito é estimular sentimentos de gratidão, de valorização das dádivas recebidas e a manifestação de sentimentos de conforto e consolo diante da morte”, frisa a pastora Mayke M. Kegel, que trouxe a proposta de apoio pastoral. O projeto se baseia em uma ação de igrejas luteranas na Alemanha — uma forma para acolher crianças batizadas e confortar as pessoas em fase de luto.
“Os pais de recém-nascidos colocam na árvore uma flor, com o nome da criança. Representa a vida que floresce. Eles são convidados para um momento de oração e bênção. O mesmo ocorre em casos de falecimentos, em que os pais colocam um pássaro com a significação da vida que voa, na perspectiva da ressurreição”, detalha a pastora. “A vida que nasce em algum momento morre, e a visão da árvore auxilia o ser humano a manifestar a gratidão por esta vida, assim como buscar conforto e consolo diante da morte. As pessoas que frequentam a capela são convidadas a orar pelas pessoas e famílias que estão nesta árvore”, explica.
Um membro da equipe profissional do hospital, enlutado, manifestou-se, em frente à árvore, olhando para o pássaro com o nome de seu familiar, falecido: “Como faz bem ter um lugar para vir e aquietar o coração. Só gratidão!”. Um casal, com o filho recém-nascido, expressou: “Colocamos a flor de nosso filho perto do tronco para que receba a seiva da vida e possa logo ir conosco para casa”. A pastora observa que os pais e pessoas da equipe profissional se sentem acolhidos e aconchegados. “Seus sentimentos de gratidão e dor do luto encontram um lugar concreto e visível que aquieta o coração”, conclui.