Lentes de contato dental substituem aparelhos ortodônticos e outros tratamentos para mudar o sorriso? Dentistas dos famosos explicam

Se você segue famosos e influenciadores digitais no Instagram, basta deslizar o seu feed para reparar que a maioria deles têm o sorriso ultraperfeito, conquistado através de lentes de contato dental. Você também já deve ter lido alguma notícia sobre o procedimento.
Mas você sabia que eles não são substitutos de outros procedimentos estéticos orais? Aliás, alguns tratamentos como clareamento e aparelho ortodôntico, são até necessários antes da colocação das lentes.
“Os tratamentos de clareamento dental e aparelho ortodôntico muitas vezes são necessários antes do procedimento de lentes de contato. E quando eles são suficientes para restabelecer a estética necessária para os pacientes, não necessitamos mais fazer as lentes”, explica a dentista Erika Abreu, do consultório Boutique, no Rio de Janeiro.
Erika, que cuida do sorriso de diversos famosos, como Saulo Poncio, Gabi Brandt, Sarah Poncio, Sophia Abrahão, Raphael Vianna, Kyra Gracie, entre outros, relata que o tratamento estético é feito de acordo com a necessidade do paciente e muitas vezes métodos tradicionais já são suficientes para garantir o sorriso perfeito.
“O tratamento é feito de acordo com a necessidade do paciente. Quando a questão é alinhamento e nivelamento dos dentes, geralmente o tratamento ortodôntico é suficiente. Mas, quanto a questão é cor, formato, fratura ou espaçamento devemos lançar mão de outros tratamentos para finalizar o caso”, pontua.
De acordo com Rachel Abreu, também dentista do consultório Boutique, questões como diastema (espaço extra que se forma entre um ou mais dentes) podem ser resolvidas só com aparelho ortodôntico.
“Aparelho ortodôntico é indicado sempre que o problema não está na discrepância entre tamanho dos dentes e o tamanho da arcada. Quando o paciente não tem disponibilidade de usar aparelho, aí então fazemos resinas ou lentes de contato, dependendo da necessidade do paciente”.
Para quem tem dentes perfeitos e só quer ter dentes brancos, clareamento pode ser a melhor solução.
“Sem dúvidas um clareamento! É menos invasivo e tem resultados incríveis”, disse Erika.
Facetas x lentes
Rachel diz que as lentes de contato e as facetas são feitas do mesmo material, o que difere elas é a espessura.
“Em um mesmo paciente podemos usar lentes e facetas, se existir um grande grau de escurecimento do dente ou uma fratura pré-existente”.
Erika diz existem diversos tratamentos que podem ser feitos para melhoria da estética do sorriso, que são muito menos invasivos que as “lentes de contato” e têm excelentes resultados.
“Porém, a ‘lente de contato’, quando bem indicada, bem planejada e bem executada pode ser feita com mínimos desgastes, preservação da saúde e da estrutura dentária e um enorme ganho estética”.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar