Campanha faz alerta sobre a incidência das arritmias cardíacas, suas consequências e a prevenção de morte súbita – Afina Menina

Campanha faz alerta sobre a incidência das arritmias cardíacas, suas consequências e a prevenção de morte súbita

Você sabe o que são as arritmias cardíacas? Como reconhecê-las e o que fazer ao sentir os sintomas da doença? Ou até mesmo como socorrer alguém que está sofrendo uma parada cardíaca? Essas são algumas das dúvidas que a Campanha Coração na Batida Certa da SOBRAC – Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas irá responder durante o mês de novembro.

A campanha, que já está na sua 14ª edição, tem como objetivo orientar e conscientizar a população sobre os principais sinais e sintomas de uma arritmia cardíaca, doença que atinge milhares de pessoas em todo o mundo e é responsável pela morte súbita de muitos brasileiros. “Algumas arritmias cardíacas podem acometer 1 em cada 4 pessoas ao longo da vida, podendo resultar em consequências graves, como insuficiência cardíaca e derrame cerebral (AVC). Além disso, as arritmias são responsáveis pela morte súbita de cerca de 300 mil pessoas todos os anos no Brasil”, explica Ricardo Alkmim Teixeira, presidente da SOBRAC.

O assunto é tão delicado e merece atenção que em 2007 a SOBRAC criou o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, comemorado anualmente em 12 de novembro, data que já faz parte do calendário do Ministério da Saúde. “A missão é divulgar e alertar a população leiga e profissional sobre os principais sinais e sintomas de uma arritmia cardíaca”, explica Carlos Kalil, coordenador da campanha.

Veja mais  Mudança de Carreira: Como saber se esta é a hora certa?

Apesar de as arritmias cardíacas serem muito frequentes, inclusive em atletas e indivíduos jovens supostamente saudáveis, os sinais de alerta são pouco divulgados e sua prevenção ainda é precária. “Por isso, todos os anos procuramos levar orientações à população leiga sobre como identificar os principais sintomas, explicar o que são as arritmias e até mesmo treinar as pessoas sobre as manobras de ressuscitação cardíaca com massagens e uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático)”, acrescenta Kalil.

Campanha Coração na Batida Certa 2020

Neste ano, durante o mês de novembro, a SOBRAC irá divulgar em suas redes sociais, site, e por meio dos seus associados, influenciadores digitais, jogadores de futebol e parceiros informações sobre o que são as arritmias cardíacas, como reconhecê-las e como ajudar alguém que está sofrendo uma parada cardíaca. As ações irão culminar no dia 12 de novembro, quando é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias e Morte súbita.

“Como não tivemos a oportunidade de realizarmos as nossas ações presenciais devido a pandemia do coronavírus e também para ampliar as mensagens da campanha, estamos mobilizando toda a sociedade para, literalmente, vestir a camisa e aderir à campanha com orientações em mídias sociais e imprensa”, conta Carlos Kalil.

Veja mais  As mulheres e o Sexo na quarentena: Rede social para troca de vídeos íntimos registra recorde de crescimento na audiência feminina

As arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração. Elas podem se apresentar na forma de batimentos irregulares, taquicardia (quando o coração bate rápido demais) e bradicardia (quando as batidas são muito lentas). Quando não é tratada, a arritmia cardíaca pode resultar em morte súbita. “Por isso a importância desta campanha no sentido de orientar a população sobre como reconhecer os sinais e sintomas e quais medidas preventivas podem ser tomadas para evitar o AVC e a parada cardíaca, por exemplo”, finaliza Ricardo Alkmim Teixeira, presidente da SOBRAC.

Mais informações da campanha no site: www.sobrac.org/campanha e nas redes sociais da SOBRAC:
Twitter – https://twitter.com/SobracO
Facebook – https://www.facebook.com/sobrac
Instagram – https://www.instagram.com/sobrac
Linkedin –  https://www.linkedin.com/company/sociedade-brasileira-de-arritmias-cardiacas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *